Prefeitura de São Cristóvão e IBGE discutem planejamento para o Censo 2022

22/03/2022 - 18:23 Atualizado há 3 dias

Aconteceu na manhã desta terça-feira (22), uma reunião entre representantes do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) e da Prefeitura de São Cristóvão para discutir o planejamento para a execução do Censo Demográfico 2022, que será realizado de 01 de agosto a 31 de outubro deste ano.

Na ocasião, a equipe do Instituto apresentou o objetivo do Censo, como será desenvolvido o trabalho durante o período da coleta de informações e de que maneira o município poderá contribuir para que o serviço tenha êxito. A coordenadora censitária da Sub-Área de São Cristóvão, Rosilene Neves, explicou que as parcerias serão fundamentais, tanto na parte logística quanto no que diz respeito à difusão das informações junto à sociedade.

Ela lembrou que o Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia por Covid-19, e destacou a importância desse processo para os municípios. “O Censo mapeia o município de uma forma que nenhuma outra pesquisa faz. Apesar de ser uma operação de dimensão continental, ele traz informações específicas de cada cidade, ele retrata os últimos dez anos, mas também projeta os próximos dez anos. Ele está diretamente ligado com as informações que vão servir para fazer o planejamento público e privado, as políticas públicas, dentre outras questões relevantes para os municípios”, informou.

Coordenadora censitária da Sub-Área de São Cristóvão, Rosilene Neves

Durante sua explanação, o prefeito Marcos Santana falou sobre a importância dessa coleta de informações para o planejamento do município para a próxima década. O gestor lembrou que os dados do Censo servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que, entre outros benefícios, altera para mais o valor do repasse quando ultrapassam 100 mil habitantes, assim como amplia os serviços dos programas do Governo Federal em parceria com o município.

“Na minha avaliação, o Censo vai mudar completamente a relação de São Cristóvão em várias funções. Só para citar um exemplo, a realização do Censo pode nos colocar em outro grau de transferência de recursos do FPM, que é estabelecido em função da população. Por isso nós temos que apoiar o trabalho do IBGE, e coloco à disposição nosso governo para dar todo o suporte necessário para a realização do Censo”, declarou o prefeito.

Prefeito Marcos Santana falou sobre a importância dessa coleta de informações

Além dos secretários e demais servidores do município, também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Diego Prado, e os vereadores Thiago Correa e Rafael do Sucatão.

Processo seletivo

Na oportunidade, também foi debatido a realização do processo seletivo para contratação de pessoas para trabalhar no Censo 2022. Em São Cristóvão, foram 74 vagas disponibilizadas, sendo distribuídas entre os cargos de agente censitário supervisor (ACS), agente censitário municipal (ACM) e recenseador. As provas acontecem em 10 abril.