Prefeitura de São Cristóvão e Astra assinam convênio para implantação do primeiro centro de referência LGBTQIAPN+ municipal de Sergipe

07/06/2023 - 17:54 Atualizado há 15 horas



 

A prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) assinou nesta quarta-feira (07) um convênio com a Associação Astra- Direitos Humanos e Cidadania para a implantação de um centro de referência LGBTQIAPN+ no município, o primeiro a ser criado em uma cidade sergipana. A parceria prevê um compromisso de um ano entre a instituição e a gestão municipal para a execução de políticas públicas voltadas para esse público. O investimento será de cerca de R$ 100 mil, com recurso derivado de emenda parlamentar do senador Rogério Carvalho. 



O novo centro vai funcionar em um endereço ainda não definido, na região do Grande Rosa Elze, oferecendo serviços especializados sócio-jurídico e psíquico para auxiliar o público com demandas causadas em função da LGBTfobia.

 

A coordenadora de políticas para a população LGBTQIAPN+ da Semas, Sandra Sena, explica que a escolha do local para a implementação do novo Centro ocorreu a partir de estudos realizados pela gestão municipal, que identificou o Grande Rosa Elze como o local com maior número de pessoas LGBTQIAPN+ no município. 

 

“Nosso objetivo é alcançar a população de todo o município mas, principalmente,  no Grande Rosa Elze,  porque a gente já verificou que lá é um local onde a população LGBTQIAPN+  mais está concentrada”, pontuou.

 

 

Sandra Sena, coordenadora de políticas para a população LGBTQIAPN+ da Semas

 

 

A secretária de assistência social, Lucianne Rocha, explica que a participação de uma organização da sociedade civil é fundamental para viabilizar a experiência necessária com ações voltadas para esse público, com o objetivo de aprimorar a prestação dos serviços. 

 

“Contar com uma organização civil é fundamental para nos auxiliar a implementar as políticas públicas de maneira mais assertiva. Contaremos com uma instituição para colaborar, mas a nossa intenção é que esse trabalho seja realizado em parceria com as nossas equipes. Esse público precisa ser bem atendido não só no que diz respeito à assistência social, mas em qualquer equipamento público”, concluiu Lucianne. 

 

 

Lucianne Rocha, secretária de assistência social

 

 

Para a seleção da Astra, um edital de seleção foi publicado e divulgado nas redes sociais, site e diário oficial da Prefeitura, para a inscrição de organizações da sociedade civil com experiência na promoção de atividades para a população LGBTQIAP+. Para concorrer foi necessário apresentar durante o mês de abril  um plano de trabalho com ações voltadas para esse público. Uma comissão julgadora selecionou a associação, a única inscrita que cumpria os requisitos necessários. 

 

A presidente da Astra, Tathiane Araújo, destaca que, agora, a organização vai realizar de forma institucional as ações que já executava na Cidade Mãe: 

 

“É importantíssimo o que está sendo realizado aqui  em São Cristóvão.  A gente já fazia  essas ações há dois anos nas praças lá do Rosa Elze e Eduardo Gomes. É fundamental ofertar de forma qualificada um serviço que integra saúde e outras questões fundamentais para esse público. Precisamos olhar para essas pessoas como cidadãos, que precisam ser reparados psiquicamente depois de uma agressão. É cuidado e acolhimento em um  cenário de violência, discriminação e vulnerabilidade em que vive a  nossa população”, ressaltou Tathiane. 

 

 

Tathiane Araújo, presidente da Astra

 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier.