Prefeitura de São Cristóvão discute projeto de reforma do Mercado Municipal Lauro Rocha

25/02/2022 - 15:53 Atualizado há 2 dias

Ontem (24), foi realizada uma reunião entre o prefeito Marcos Santana, a diretora presidenta da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Paola Santana, o secretário municipal de Infraestrutura (Seminfra), Júlio Júnior e equipe para discutir os primeiros passos do projeto arquitetônico de reforma do Mercado Municipal Lauro Rocha.

Considerada como uma demanda recorrente e um compromisso da atual gestão, durante a ocasião, o Prefeito Marcos Santana ressaltou a importância da funcionalidade do local e o desejo que a obra saia do papel. “Essa é uma obra importante para a nossa cidade e um desejo antigo tanto dos comerciantes quanto da população”, disse ele.

Prefeito Marcos Santana

De acordo com a arquiteta da Seminfra, Anna Paula Matos, o objetivo do projeto é revitalizar a área como um todo, tanto de forma interna quanto externa, fornecer mais comodidade aos feirantes a partir de áreas de serviço como vestiários e chuveiros, além de lanchonetes, galeria de lojas e, principalmente, levar apelo turístico ao local.

“Com essa reforma queremos conduzir o turista para essa área, vamos trabalhar nisso a partir de construção de orla, a beleza do pôr do sol, vamos levar quiosques, bares e palco para eventos. O turista terá esse espaço para visitar e ter contato com as comidas típicas e os artistas da região, estamos levando a arte para dentro do mercado”, explicou a arquiteta.

Outra preocupação da gestão é dar melhor mobilidade urbana nas ruas do entorno, com serviços de pavimentação e drenagem, organização das bancas de feira, calçamento e estacionamento, facilitando o fluxo de carros, pedestres e caminhões. “Temos também a demanda dos pescadores, por isso também queremos implantar um mercado de peixe e caranguejos", informou Anna Paula Matos.

Anna Paula Matos, arquiteta da Seminfra

Espaço de retratação histórica e cultural

Para a diretora presidenta da Fumctur, Paola Santana, a revitalização do Mercado é algo esperado há muitos anos. “Queremos transformar esse espaço que hoje é usado para comercialização em um local atrativo para o turismo, isso é um pedido da população e de quem gosta daquela região”, comentou a diretora.

Por meio da parceria entre a Fundação de Cultura e a Secretaria de Infraestrutura, a missão será vincular o mercado com personagens da cultura da cidade e que tenham relação com o lugar. "Às vezes focamos muito no Centro Histórico e esquecemos que quem faz parte da história de uma cidade é o povo. Historicamente, era quem morava na cidade baixa que formava os grupos folclóricos, então temos que resgatar e dar espaço para esse povo nesses ambientes que originalmente foram ocupados por ele. É mais que uma obrigação, é uma forma de retratação”, concluiu Paola.

Paola Santana, diretora presidenta da Fumctur