Prefeitura de São Cristóvão dá início às comemorações da Semana da Pátria

01/09/2022 - 17:54 Atualizado há 22 horas

Promovendo as festividades patriotas, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) deu início na manhã desta quinta-feira (01) às comemorações da Semana da Pátria. A ação é alusiva ao Bicentenário de Independência do Brasil e ocorreu na Praça São Francisco.

A solenidade contou com a participação dos atletas do Programa Bolsa Atleta que conduziram o archote e o entregaram nas mãos do Prefeito Marcos Santana, responsável por acender o fogo simbólico da pátria, além da apresentação do hino nacional feita pela Lira Sancristovense e do tradicional hasteamento das bandeiras. O evento contou ainda com representantes de 11 escolas das escolas municipais, estaduais e particulares, além dos secretários e servidores municipais e do vereador Edson Pereira.

O Prefeito Marcos Santana agradeceu a participação de todos os presentes, e ressaltou a importância de cada um na construção da verdadeira independência desse país. “A independência econômica e política passa necessariamente pelo reconhecimento de que somos um povo que quer a liberdade e não aceita como construção da liberdade a mentira, a distribuição de fake news que é tão comum entre os nossos dias. Portanto, nesta Semana da Pátria nós precisamos ter em mente que nós temos a tarefa de construir verdadeiramente a independência do Brasil. Viva o Brasil. Viva São Cristóvão. Viva Sergipe. Viva o Povo Brasileiro”, disse.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

A secretária da educação, Deise Barroso, pontuou o momento como algo especial, principalmente por ser um retorno às comemorações após uma pausa de dois anos. “Os duzentos anos de independência do Brasil vem sendo comemorado pela sociedade, especialmente do meio escolar através dos desfiles cívicos e militares. No entanto, essa data não pode se resumir a um feriado nacional sem que haja no sentido de independência, de liberdade e da identidade cultural e social do Brasil. A educação tem o papel de romper com essas políticas de educação que acabam validando a manutenção do sistema opressor, que valoriza o crescimento econômico em prejuízo ao ser humano, ao meio ambiente e à ética e que desvaloriza as culturas das minorias. A educação tem o papel de transformar, de mudar e fazer uma grande revolução de igualdade, exterminando a cultura do ódio e das desigualdades sociais”, destacou.

Deise Barroso, secretária da educação

Representando as escolas presentes, a professora do Colégio Elísio Carmelo, Ana Cristina, comenta o quão relevante é ter a participação dos alunos na Semana da Pátria, ouvindo o hino nacional e resgatando esses eventos patriotas. “É preciso que esses momentos cívicos estejam presentes na formação do educando e cabe a escola e ao município mostrar o aluno que essa parada, o instante que ele sai da escola e vem ouvir o hino nacional na praça faz parte da formação que vai repercutir ao longo da história de vida dele”, concluiu.

Ana Cristina, professora do Colégio Elísio Carmelo

Programação

Dia 7 de Setembro (Quarta) - Desfile Cívico às 15h na Praça da Matriz (Centro Histórico)

Dia 11 de Setembro (Domingo) - Desfile Cívico às 9h no Bairro Eduardo Gomes