Prefeitura de São Cristóvão dá continuidade à instalação de câmeras de segurança no município

12/01/2023 - 17:46 Atualizado há 2 horas

Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de São Cristóvão retomou o serviço de instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município. Ao todo serão 32 câmeras distribuídas pela cidade, sendo que 17 delas já estão em pleno funcionamento desde o período do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), realizado no mês de dezembro do ano passado e sem ocorrências.

O processo de instalação dos equipamentos iniciou no Centro Histórico e neste ano se estendeu pela grande Rosa Elze.  Para Marinalda dos Santos Costa, comerciante e moradora do bairro Tijuquinha há 52 anos, tal investimento é de suma importância para a proteção de quem mora, de quem transita e dos que comercializam na região.

Marinalda dos Santos Costa, comerciante

"Eu moro no Tijuquinha desde quando não existiam tantas casas e ruas. O bairro foi crescendo, porém sem estrutura adequada para que tivéssemos qualidade de vida. Apenas com essa gestão estou vendo o bairro se desenvolver de maneira decente, do jeito que tanto sonhamos, e agora com essas câmeras, a Prefeitura só tende a contribuir para a nossa segurança. A onda de violência está tão grande, que considero esse investimento como um presente, para mim que tenho o meu comércio aqui e para toda a população”, disse a comerciante.

Para o fotógrafo José Alexandro dos Santos, morador do bairro Tijuquinha desde a infância, todos os serviços que a Prefeitura tem realizado na região só contribuem para o bem-estar da população, incluindo a segurança. “Por mais que eu more em uma rua principal, que dá acesso a outras comunidades, sempre nos sentimos carentes de atenção no tocante à infraestrutura. Hoje posso dizer que sinto orgulho do meu bairro, que desde a pavimentação está de cara nova e agora com a instalação da câmera bem ao lado da minha rua, só aumenta a sensação de segurança, uma necessidade básica de todos”, destacou.

José Alexandro dos Santos, fotógrafo

O investimento total do serviço foi de quase R$ 500 mil com recursos próprios do município e, de acordo com Josenilson Silva Santos, diretor Tecnologia da Informação da Prefeitura, a meta é que logo em breve toda a malha estrutural urbana seja contemplada com mais câmeras de monitoramento, isso com o objetivo de coibir roubos, furtos, atos de violência e vandalismo, garantindo mais segurança à população e aos prédios tanto públicos, quanto privados.

Josenilson Silva Santos, diretor Tecnologia da Informação da Prefeitura

“A instalação requer um processo de preparação, que consiste em primeiro colocamos as caixas herméticas, depois o equipamento e em seguida a energia e a fibra ótica. Agora a maior parte das instalações ocorre na região da Grande Rosa Elze, passando por mercado, praças e avenidas, além do terminal da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e outros pontos do Centro Histórico, como a Praça Milton do Cinema e Praça de Rita Cacete. Com isso finalizamos a instalação e no futuro iniciaremos um novo projeto para que mais localidades sejam beneficiadas”, explicou.

O diretor salientou que o objetivo das câmeras é o de promover a segurança e o plano da gestão é o de incrementar o projeto com um investimento que pode chegar a quase R$5 milhões. “O monitoramento é realizado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) e as câmeras contam com alarme visual, alto rastreamento, posicionamento inteligente 3D e possui uma funcionalidade 360°. As que foram previamente instaladas já vêm surtindo efeito e um exemplo foi a falta de ocorrências em um dos maiores eventos do estado, o FASC. O único contratempo ocorrido no evento foi sanado no mesmo dia justamente com o auxílio do monitoramento”, reforçou.