Prefeitura de São Cristóvão convida população para colaborar com o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil

08/11/2021 - 20:29 Atualizado há 2 dias



Com o intuito de viabilizar o diálogo com a população e debater as estratégias de enfrentamento na ocorrência de desastres, a Prefeitura de São Cristóvão disponibiliza no site oficial o novo Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) da cidade, já revisado, de acordo com as necessidades das áreas urbanas mais vulneráveis.

 

Com um conteúdo didático e detalhado, o plano apresenta o mapeamento destas áreas mais propensas a desastres naturais ou provocados pela ação humana, além de mostrar a responsabilidade de todos os órgãos nas ações de prevenção e atenuação de sinistros de maior gravidade, como enchentes, deslizamentos, rompimento de barragens, dentre outros.

 

De acordo com o diretor de planejamento urbano, Edílio Lima, o Plano de Contingência tem como objetivo a proteção da população, sendo de suma importância para que o município reaja de forma ágil e eficiente após situações emergenciais. “O planejamento serve para que cada órgão saiba o que fazer em um momento de crise, como o corpo de bombeiros, civis e militares, as diversas secretarias do município, de forma que todos garantam a segurança da população atingida”, explicou.

 

Diretor de planejamento urbano, Edílio Lima

 

O coordenador da Defesa Civil, Luciano Silva, afirma que o plano deve ser participativo, pois a contribuição dos moradores, principalmente daqueles que moram em áreas de risco, é imprescindível para que o Plancon seja melhorado e se torne Lei. “A população precisa se posicionar, porque o os moradores sabem das suas necessidades, de acordo com a situação do lugar onde mora. Se ocorre um a crise, a gente precisa socorrer, abrigar, definir rotas de fuga. A população pode dar idéias e faremos ajustes”, pontuou o coordenador.

 

Para que a população tenha participação direta no Plano de Contingência, basta acessar o site da Prefeitura de São Cristóvão, ler o conteúdo completo e preencher o formulário de acordo com as necessidades do local onde mora e/ou região do entorno.

 

Outras ações

 

Além do Plano de Contingência, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsurb), vêm realizando obras estruturantes e promovendo melhorias em diversos pontos da cidade. O que favorece a população não apenas no tocante à mobilidade, acessibilidade, mas também auxilia os moradores na prevenção de danos causados por desastres.

 

Foto: Dani Santos