Prefeitura de São Cristóvão celebra o Dia Internacional da Mulher Rural

22/10/2021 - 14:55 Atualizado há 1 dia

Uma data para enaltecer as mulheres que trabalham e sobrevivem da agricultura. Assim, nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Agricultora, Meio Ambiente e Pesca (Semap) organizou uma série de atividades marcando o Dia Internacional da Mulher Rural (celebrado no último dia 15 de outubro). O evento, realizado na Praça da Matriz, contou com as presenças de representantação do INCRA/Emdagro, Sindicato de Mulheres e Homens Rurais além de servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social e da Saúde.

“Estamos fazendo uma gestão integrada e juntos organizamos esse evento, pra marcar esta data tão significativa justamente pra celebrarmos essas mulheres que alimentam suas famílias e as famílias de todos nós. É preciso darmos a importância que essas mulheres têm, seus trabalhos diários, suas lutas contra o machismo, onde elas enfrentam com garra e atitude todos os tipos de problemas. Enquanto gestores públicos temos que transformar nossas falas e diálogos em ações concretas que tragam melhorias para todas essas mulheres”, disse o prefeito Marcos Santana.

Com o propósito de fortalecer a consciência sobre o papel da mulher do campo, o evento trouxe como tema “O protagonismo da mulher no desenvolvimento rural de São Cristóvão”. Desta maneira, as presenças das agricultoras Gilda Alves e Geilza Correia trouxeram a representatividade necessária para que o evento contemplasse o público. “O nosso trabalho na roça é primordial, pois produzimos alimentos para alimentar essa nação. Me senti honrada em ser convidada entre tantas mulheres importantes nesta luta de trabalhar com a agricultura para aqui representar todas nós”, frisou.

Gilda Alves enfatizou a importância da iniciativa municipal em homenagear as agricultoras sancristovenses. “É muita luta pra chegarmos onde estamos chegando. Por isto estive neste evento trazendo a experiência de sucesso que estamos tendo com a Associação de Mulheres Sabor de Mel, que está dentro do Assentamento Rosa de Luxemburgo 2, através da nossa cooperativa, onde trabalhamos em parceria com todos os agricultores e agricultoras, que confiam no nosso trabalho. O trabalho que realizamos cria mais e mais confiança nos agricultores. Agradeço aos organizadores do evento por tamanha delicadeza em celebrar essa data”.

De acordo com o coordenador de agricultura e pesca da Semap, Anderson Cardoso, em São Cristóvão, a representatividade feminina no campo está cada dia mais forte e reconhecida, porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir a igualdade entre homens e mulheres neste setor. “As mulheres têm cada vez mais conquistado seus espaços de direito, principalmente, no campo, que antes eram apenas consideradas ajudantes. Hoje são protagonistas no cultivo e fundamentais para prover a agricultura familiar. Por isso, é importante estar ciente sobre o cenário rural nas questões de gênero e igualdade, e empenhar-se cada vez mais em ações transformadoras para alcançar esse objetivo”, pontuou.

Durante o evento, uma mesa expositiva mostrou um pouco do que vem sendo produzido no município. Além disto, a Semap convidou as Secretarias de Saúde e Assistência Social ofertando testes de glicemia, aferição de pressão arterial e vacina, além de aconselhamento sobre atendimento no GRAS e no CREAS. “A parceria com as demais secretarias fortalece nossas ações, o que acaba fomentando o papel da Prefeitura de São Cristóvão em prol da nossa sociedade. Nosso trabalho é estar sempre mais próximo da população, contribuindo para o crescimento de nossa cidade”, finalizou o secretário da Semap, Edmilson Brito.

Edmil, Brito, Marcos Santana e Geilza Correia

Gilda Alves