Prefeitura de São Cristóvão aumenta oferta de serviços de saúde em 1028% nas Unidades Básicas de 2018 a 2022

30/12/2022 - 17:10 Atualizado há 10 horas

A prefeitura de São Cristóvão termina o ano de 2022 com um balanço bastante positivo da oferta de serviços em saúde, que aumentou 1028% de 2018 a 2022. O aumento da Produção Ambulatorial se refere a todos os atendimentos, procedimentos e visitas domiciliares realizadas durante esse período na atenção primária em saúde.

Segundo Mayra Oliveira, Diretora de Vigilância e Atenção à saúde, esses são dados muito representativos para a gestão. “Esses dados traduzem o quanto a Secretaria Municipal de Saúde tem possibilitado a ampliação do acesso à saúde pela população sancristovense. Com crescimento importante a cada ano da oferta de serviços em saúde nas UBSs, que passaram a ter horário estendido, equipes completas, etc.”, afirma ela.

“Assim as pessoas estão sendo melhor cuidadas, desde a promoção, prevenção à saúde até ao tratamento e reabilitação na Atenção Primária. Nossas equipes de gestores e trabalhadores seguem empenhados, monitorando dados, ofertando saúde e conscientes de que o nosso objetivo é garantir o direito à saúde das pessoas, com qualidade e fortalecendo cada vez mais o nosso SUS”, complementa ela.

Fonte: eSUS-APS (PEC) de São Cristóvão, Sergipe. CIEMVAS/SMS de São Cristóvão

Os dados são monitorados e contabilizados pelo Centro de Informações Estratégicas Municipais em Vigilância e Atenção à Saúde (CIEMVAS) da Secretaria de Saúde do Município, que utiliza o sistema eSUS-APS (PEC).

O Centro sinaliza, por exemplo, que em 2018 foram realizados 21.195 atendimentos individuais de médico(a) e/ou enfermeiro(a), e em 2022 o total foi de 118.394 atendimentos, um aumento de 458% nesta produção.

Já em atendimentos odontológicos individuais, o número saltou de 2.197 em 2018 para 21.596 em 2022, o que representa um aumento de 882%.

Fonte: eSUS-APS (PEC) de São Cristóvão, Sergipe. CIEMVAS/SMS de São Cristóvão

Para José Marcos Santos, Coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, a atual gestão da saúde em São Cristóvão tem buscado continuamente a garantia de acesso universal, integral e equânime da população sancristovense às ações e serviços de saúde no município.

“Em relação à Atenção Primária, saímos de apenas 11 equipes de saúde da família em 2018 para uma realidade de 25 equipes atualmente, além das equipes da saúde prisional e outras correlatas”, explica ele.

“É importante ressaltar que esses significativos aumentos nas produções da Atenção Primária confirmam a ampliação desta oferta, e representam uma saúde em pleno funcionamento, tendo a Atenção Primária como porta de entrada e centro de comunicação de toda a rede de atenção à saúde, com ações de saúde individuais, familiares e coletivas em nosso território”, finaliza o coordenador.