Prefeitura de São Cristóvão atua na vistoria de áreas de risco e na prevenção de danos causados pelas chuvas

23/03/2023 - 16:12 Atualizado há 9 horas

Por conta das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Defesa Civil, tem realizado diversas vistorias e orientações para manter os moradores longe das áreas que colocam em risco a sua segurança.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Silva, foram realizadas vistorias em vários pontos da cidade em que aconteceram alagamentos, a exemplo dos bairros Eduardo Gomes, Madre Paulina, e dos povoados Rita Cacete e Colônia Miranda. Outros locais como Divineia, Alto de Santo Antônio e Luiz Alves tiveram residências em que os muros foram afetados pelas fortes chuvas e acabaram desabando ou ficaram comprometidos.

Além destas, uma casa em risco de desabamento na Rua do Jacaré, no povoado Cardoso, foi interditada. A Defesa Civil, providenciou um laudo técnico e encaminhou o caso para Secretaria Municipal de Assistência Social, para que seja providenciado um aluguel social para a família até que a situação seja resolvida.

“Nos últimos dias nós tivemos uma intensa quantidade de chuvas em um curto espaço de tempo, por isso ocorreram tantos transtornos. Mas nós estamos ouvindo as demandas da população, vendo o que está acontecendo para que possamos tomar as medidas cabíveis para resolver todas as situações. Estamos trabalhando em conjunto com outras secretarias  para amenizar os problemas da comunidade”, destacou Luciano.

Coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Silva

Trabalho preventivo

Paralelamente às ações da Defesa Civil, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), vem realizando a limpeza de canais,  trabalho considerado fundamental para a prevenção contra os danos que possam ser causados no período chuvoso.

Nesta quinta-feira (23), as equipes realizaram a limpeza do canal que fica localizado entre os bairros Rosa Maria e Eduardo Gomes, às margens da Rodovia João Bebe-Água. Segundo o assessor técnico da Semsurb, José Faroaldo de Almeida, esse trabalho preventivo visa a retirada da vegetação e de objetos que acabam impedindo a circulação da água no canal.

“O nosso trabalho de desobstrução é diário, mas agora nós estamos intensificando para minimizar possíveis problemas decorrentes das chuvas. Estamos com a máquina retirando o acúmulo de plantas que nascem com o tempo, e também o lixo proveniente do descarte irregular”, explicou.

José Faroaldo de Almeida, assessor técnico da Semsurb

Em caso de emergência

Para casos de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal através do telefone (79) 99975-4412. Para situações emergenciais, recomenda-se o contato com o Corpo de Bombeiros, através do número 193.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier