Prefeitura de São Cristóvão apresenta experiências positivas no combate ao trabalho infantil no município

10/06/2020 - 15:17 Atualizado há 4 horas

Na manhã desta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) de São Cristóvão apresentou as experiências exitosas do município no que diz respeito ao combate ao trabalho infantil. A exposição das ações ocorreu durante o Simpósio Estadual de Fortalecimento da Agenda Intersetorial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, realizado no canal da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), no YouTube.

Na ocasião, a psicóloga do Centro se Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e referência técnica do Ações Estratégicas do PETI-AEPETI, Alynne Albuquerque de Resende Guerra, apresentou sua experiência enquanto técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o desenvolvimento e operacionalização das ações estratégicas do Programa no município de São Cristóvão.

“Através do PETI nós conseguimos chegar até essas crianças e adolescentes, acolher e oferecer nossos serviços para eles, fazendo também um acompanhamento das suas famílias através do CRAS e do CREAS. Por meio das nossas ações, também conseguimos dar visibilidade à temática, que hoje já é discutida por toda rede do município. Além disso, nos articulamos com os serviços socioassistenciais, assim como os serviços de saúde e educação, buscando dar uma oferta mais qualificada do serviço para essas famílias e através disso garantir o protagonismo e a autonomia das famílias, garantindo a proteção integral da criança e do adolescente”, explicou a técnica.

Durante o simpósio, ela também explicou a importância da intersetorialidade no combate ao trabalho infantil, destacando o papel dos diversos atores da rede de promoção e proteção social e do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) para o enfrentamento a essa violação. A técnica também destacou que as ações referentes às políticas públicas de assistência social, trabalho, educação, saúde, esporte e lazer, aliadas às ações de fiscalização e responsabilização dos órgãos de controle, podem facilitar a prevenção e o enfrentamento dessa violação de direitos.

Simpósio

Realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) o Simpósio Estadual de Fortalecimento da Agenda Intersetorial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil ocorreu nos dias 09 e 10 de junho, contando com a participação de gestores estaduais, municipais e representantes de órgãos públicos e privados que atuam na rede de enfrentamento a esse tipo de violação de direitos. O Simpósio faz parte da mobilização pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).