Prefeitura de São Cristóvão amplia equipe de saúde prisional do Copemcan

18/10/2021 - 18:51 Atualizado há 2 dias

A prefeitura de São Cristóvão amplia equipe de saúde prisional do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) com a chegada de novos profissionais que atuarão na prevenção e promoção à saúde dos internos. Serão mais 21 trabalhadores, entre profissionais de psicologia, enfermagem, serviço social e medicina que iniciaram um acolhimento  hoje (18) para que sejam capacitados ainda mais e possam desempenhar um bom trabalho dentro da equipe de saúde prisional.

Segundo a secretária de saúde Fernanda Santana, “a ampliação da equipe faz parte de um compromisso que assumimos quando fizemos adesão à política de saúde prisional. Vínhamos custeando com recursos próprios uma equipe, que era o que conseguíamos, pois sabemos da importância das equipes de saúde prisional lá. Elas garantem que aquela população seja atendida, que é um dos princípios do SUS, que é que ele esteja em todos os espaços”, afirmou.

“O ministério da saúde habilitou 3 novas equipes e está custeado essa ampliação. Além disso, as equipes de saúde garantem que aquela população tenha suas demandas supridas dentro do que prevê a atenção primária”, conclui a secretária.

Segundo Daniele Ribeiro, psicóloga e redutora de danos que ajudou no acolhimento dos novos profissionais, “a ideia foi pensar uma semana de acolhimento trabalhando diversas pontes que o trabalho dentro do presídio pode ter. Acolhimento teórico, mas também vivencial pensando as questões de saúde com alinhamento aos princípios do SUS e também pensando nas questões de direito penal do sistema como um todo”.

Para a psicóloga este momento de acolhimento é essencial antes do início das atividades. “O acolhimento aborda questões específicas de saúde comuns a todos os profissionais, mas também de uma questão específica do contexto do que é trabalhar a saúde dentro de um sistema prisional, que é também reforçar a garantia de direito à saúde aos que estão dentro da unidade prisional”, reforça.

Daniele Ribeiro, psicóloga e redutora de danos

O acolhimento tem sido uma estratégia adotada pelo SUS São Cristóvão, que promove espaços de formação inicial a todos os profissionais que chegam à rede, inclusive os da Unidade Prisional, levando em conta toda a complexidade do local.

“Trabalhamos a parte da sensibilização, os preconceitos e os estereótipos que a gente traz sem nem perceber, e vamos falar também sobre o SUS e uma discussão jurídica e antropológica sobre a questão dos confinamentos, sobre registros vigilância e importância de documentos, e depois a construção prática”, explica Wagner Mendonça, apoiador institucional para saúde prisional.

Wagner Mendonça, apoiador institucional para saúde prisional

Única equipe de saúde prisional do estado

São Cristóvão possui o marco histórico de ser o primeiro e único município do estado a implementar uma equipe de saúde em uma unidade prisional. “O primeiro marco foi a implementação da equipe de saúde prisional, e agora temos um 2º marco, que é a territorialização, que vai permitir que a gente trabalhe com prevenção e promoção à saúde de uma maneira mais ampla”, reforça Wagner Mendonça.

Fotos: Heitor Xavier