Prefeitura de São Cristóvão adquire dois mil testes rápidos para Covid-19

09/06/2020 - 13:17 Atualizado há 9 horas

Pensando na saúde da população, a Prefeitura de São Cristóvão comprou dois mil testes rápidos para o diagnóstico do novo Coronavírus (Covid-19). O investimento realizado foi de 260 mil reais. Os testes serão utilizados para ampliação da oferta para a população, seguindo os critérios técnicos.

“O objetivo é identificar e dar uma assistência mais completa a população que procura as Unidades de Saúde com sintomas. A partir disso, realizar uma identificação maior do perfil e da incidência para traça o perfil epidemiológico da doença no nosso município. Com isso, podemos tomar medidas mais adequadas de intervenção. Hoje, não estamos só no momento de contenção, de pedir para as pessoas ficarem em casa. A doença é uma realidade no nosso município. Temos hoje 435 casos, 13 óbitos confirmados e dois em investigação. Precisamos identificar os casos para que a gente consiga reduzir a margem de proliferação do vírus.”, declara a Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Santana.

O teste rápido possui algumas limitações, como a necessidade de ser realizado apenas em pessoas sintomáticas e após o oitavo dia do início, preferencialmente entre o 10º e 14º dia. Evitando assim, que o resultado seja falso negativo. Segundo o Ministério da Saúde, é preciso esperar esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos suficientes para ser detectado no teste.

Sintomáticos

As pessoas que apresentarem sintomas leves de Síndrome Gripal, como tosse, febre, dor de cabeça e outros, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, ou as Unidades de Referência (Jairo Teixeira ou Maria José Soares Figueroa/Contêiner).  Se houver dificuldade respiratória, a Atenção Especializada (Hospital ou Urgência 24h) é o mais indicado. Em caso dúvidas sobre o Coronavírus, entre em contato através do WhatsApp do serviço 9883-6201.

Foto: Heitor Xavier