Prefeitura de São Cristóvão abre credenciamento para contratação de profissionais da cultura

26/05/2022 - 15:17 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), abriu nesta quinta-feira (26), o credenciamento para contratação de profissionais da cultura que desejam participar de eventos realizados ou apoiados pelo município, dentre eles o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site https://www.saocristovao.se.gov.br/ pelo banner: “Credenciamento de Profissionais da Cultura”.

A presidenta da Fumctur, Paola Santana, informa que o credenciamento funciona como um filtro para selecionar artistas e profissionais. “Ele serve como uma triagem para a contratação das atividades que realizamos no município ao longo do ano. Esse credenciamento no primeiro momento vai servir para as atividades do São João e atividades à parte do período junino e este ano inserimos profissionais da área de cultura, como palestrantes, que queiram apresentar projetos para a cidade, em outros momentos além de festivais e festas”.

Paola Santana, presidenta da Fumctur

A presidenta reforçou que profissionais em geral podem se cadastrar, sejam artistas, técnicos ou grupos das mais diversas áreas de manifestação cultural e atividade de formação: como música, audiovisual, teatro, danças, circo, literatura, cultura popular, artes visuais, moda e artesanato, todos residentes em cidades sergipanas, com a comprovação de no mínimo um ano de experiência em apresentações. “Basta entrar no site da prefeitura de São Cristóvão e acessar o banner que indica o credenciamento. O banner ficará disponível ao longo do ano e está vinculado ao Mapa Cultural, que é um sistema nacional de controle e cadastro de artistas”, explicou.

A contratação dos serviços realizados é voltada para aqueles que preencherem todos os requisitos expostos no edital e os contemplados permanecerão credenciados pelo prazo de um ano, período que pode ser prorrogado anualmente conforme demanda da administração pública. É importante que estejam atentos aos documentos necessários para efetivar a contratação, que variam de Pessoa Física para Pessoa Jurídica e outros critérios, como maioridade, residência e tempo de experiência comprovado.

Trinta minutos é o tempo mínimo estipulado para cada atividade artística, que deverá ter no máximo 120 minutos de duração, conforme programação determinda pelo Gabinete do Prefeito e/ou FUMCTUR. Em casos como exposições, instalações,  produções audiovisual, formações e capacitações, o período de execução será firmado entre o artista proponente e os órgãos demandantes. Cada proponente poderá realizar até duas inscrições presentes neste Edital, necessitando comprovar a atuação em cada uma delas.

Foto: Heitor Xavier