Prefeitura celebra Dia das Crianças com atividades lúdicas e esportivas no Centro Histórico da cidade

13/10/2022 - 16:53 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, através do envolvimento de diversas secretarias, reuniu nesta quarta-feira (12), jovens de todas as idades na Praça Gabriel Souza Filho, no bairro Lourival Baptista, para celebrar o Dia das Crianças. Com atividades recreativas e lúdicas, o evento teve a participação da SMTT com jogos educativos, além de apresentações teatrais, circenses, com direito a mágico, prática de desenhos faciais, pinturas, brinquedos, competições esportivas e guloseimas.

A secretária municipal de educação (Semed), Deise Barroso, mencionou um dos direitos fundamentais da criança, presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito de brincar. “Estar em contato com as crianças, tendo a oportunidade de escutá-las, de fazer com que se divirtam, não tem preço. Aqui elas terão contato com atividades artísticas, desenvolverão a criatividade, além da interação com outras crianças, o que é muito importante. Um Dia das crianças que a gente não  pensa na questão do consumismo, mas em colocar em prática um dos direitos que a gente tem que de concede-las, que é o de brincar, criar e se divertir”, explicou.

Deise Barroso, secretária da Semed

Para Géssica Silva de Jesus, diretora de proteção social da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) este evento só se tornou possível devido o empenho das secretarias envolvidas.  “Esse é um evento que já aconteceu em outros anos, mas por conta da pandemia realizamos em menor proporção, somente com os meninos dos serviços da assistência social. Este ano retornou ao modelo inicial e englobou as secretarias de esporte, educação, trânsito, cultura e trânsito, todas com o único objetivo, que é o de trazer recreação e interação entre as diversas faixas etárias de crianças e adolescentes, além de seus familiares e toda a comunidade”, disse.

Géssica Silva de Jesus, diretora de proteção social da Semas

Géssica lembrou que o evento terá continuidade no dia 15 deste mês, às 15h na Praça Horácio Souza Lima, desta vez para as comunidades que ficam na grande Rosa Elze e aproveitou para agradecer aos que abraçaram a causa e patrocinaram o evento, a  exemplo da Água Mineral São Cristóvão. “Todas as crianças estão convidadas para a próxima data, que terá a mesma energia boa deste primeiro dia e aproveito para agradecer aos que tiveram participação efetiva, a exemplo das secretarias e dos patrocinadores que tornaram possível levar mais diversão e saúde para todos os envolvidos”.

Participantes

Quem não hesitou em comparecer o no evento e levar os três netos, foi a dona de casa Magdala Melo. “Quando fiquei sabendo desse evento eu não pensei duas vezes em trazer os meninos. É um momento de grande felicidade para eles e também para mim, que me divirto junto. Somos muito agradecidos à gestão pelo cuidado com as nossas crianças, cuidado que vem desde as escolas e se estende para eventos como este. A gente tem é mais de agradecer e torcer para que tudo isso se mantenha, porque nunca vimos nada igual”, afirmou.

Magdala Melo, dona de casa

Yasmin da Conceição Santos, dona de casa, disse que acompanha assiduamente as redes sociais da Prefeitura e soube do evento através das publicações. “Quando vi nas redes que o evento iria acontecer e aqui bem próximo da  minha casa, já me empolguei para trazer meu filho.  Agradeço muito a toda equipe pelo emprenho e por terem retomado com tamanha organização e zelo pelas nossas crianças. Gostei muito”, enfatizou.

Yasmin da Conceição Santos, dona de casa

A estudante da rede municipal de ensino, Ysis Rafela, de cinco anos, disse que aproveitou todas as atividades possíveis, principalmente os brinquedos e as opções de lanche disponíveis. “Eu estou adorando tudo, os brinquedos, os desenhos, jogos, principalmente as comidas”, disse Ysis, que estava acompanhada da sua tia, a doméstica Vera dos Santos. “Fiquei sabendo da comemoração através da minha irmã e agora estou aqui com minha sobrinha e meu filho. Eles estão curtindo muito e com certeza eu também”, afirmou.

Vera dos Santos, doméstica, o filho e a sua sobrinha Ysis Rafaela

Fotos: Heitor Xavier