Prefeitura capacita servidores para melhorar os processos de licitações na gestão

16/07/2021 - 17:02 Atualizado há 1 semana

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Cristóvão (Seplog) realizou, ao longo da semana, uma formação para os servidores do município que trabalham nos setores de compras. Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos funcionários acerca do processo licitatório, a formação, dividida em duas turmas, acontece na EMEF Gina Franco e contempla todos os órgãos da administração pública.

A capacitação do servidor com a plataforma Contabilis, sistema responsável pela gestão de todos os fluxos de um processo de licitação, desde a intenção de compra até a entrega do material, para que seja possível prestar um bom serviço à sociedade. De acordo com o secretário municipal de planejamento, orçamento e gestão, Josenito Oliveira, na formação estão sendo abordados todos os tópicos do módulo licitação. “Estamos treinando no sistema Contabilis os nossos servidores que trabalham com pedidos de compras, solicitação de despesa, que trabalham com licitação de um modo geral, para que a gente possa melhorar todo o nosso processo de compras”, explicou o secretário.

“O processo de compras tem falhas. Tanto falhas tecnológicas quanto falhas humanas que nós precisamos corrigir. Uma das maneiras encontradas para esclarecer o funcionamento da plataforma para os trabalhadores da área foi trazer os técnicos da empresa responsável pelo sistema que nos possibilita realizar as nossas licitações, para tirar as dúvidas dos nossos servidores”, esclareceu Josenito.

Para o Wesley Valdivino, analista de suporte da 3Tecnos (empresa responsável pelo Contabilis), a capacitação é “uma forma de dar celeridade para as compras e as aquisições e padronizá-las, bem como fazer com que a população de São Cristóvão tenha uma maior qualidade nos serviços prestado pela gestão atual”.

Fotos: Heitor Xavier