Prefeitura atua para evitar aglomerações nas agências bancárias

27/05/2020 - 19:20 Atualizado há 8 horas

Para evitar aglomerações nas agências bancárias e casas lotéricas do município, a Prefeitura de São Cristóvão tem mantido a atuação constante na fiscalização dos espaços, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde. Durante as fiscalizações, as equipes verificam se o distanciamento entre as pessoas está sendo respeitado e se os locais atendem às medidas estabelecidas pelo município através do Decreto N° 225/2020, publicado no Diário Oficial no dia 14 de maio.

"Sabemos que neste período de pandemia muitas pessoas têm procurado as agências bancárias para retirar alguns benefícios como é o caso do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Para evitar que haja aglomerações nestes locais, diminuindo assim os riscos de transmissão do novo Coronavírus, estabelecemos algumas medidas e estamos atuando na fiscalização através da nossa Coordenação de Vigilância Sanitária em parceria com a Polícia Militar", explicou o prefeito Marcos Santana.

Antes deste decreto, a Prefeitura também já havia realizado outras ações com o intuito de minimizar as aglomerações nas agências bancárias. Uma destas medidas foi feita na primeira semana de maio, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião, foi realizada a pintura de marcações na área externa das agências bancárias como Banco do Brasil, Bradesco, Ponto Banese, Caixa Econômica, e casas lotéricas, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Decreto

Conforme ficou estabelecido no Decreto N° 225/2020, as agências e lotéricas poderão funcionar desde que observem todos os protocolos de segurança fixados pelas autoridades sanitárias, abrangendo concomitantemente: distância de segurança entre as pessoas; uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários, podendo ser máscaras laváveis ou descartáveis; higienização frequente das superfícies; disponibilização aos funcionários e aos clientes de álcool em gel e/ou água e sabão.

O Decreto ainda determinou que cabe às instituições a que se refere ao controle de acesso de clientes a fim de que sejam evitadas aglomerações, no interior ou no exterior do estabelecimento, assim como também dever da instituição organizar filas, quando houver, inclusive com a marcação no solo ou adoção de balizadores, bem como providenciar acomodações para seus clientes. Ainda ficou estabelecido que os bancos, lotéricas e correspondentes bancários terão o prazo de 72 horas (a contar da data de publicação do decreto) para cumprir as disposições sobre controle, marcações e balizamentos para filas, quando então iniciarão as fiscalizações e aplicação de sanções previstas na legislação sanitária.

Informe-se

Desde o dia 8 de abril, a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) tem disponibilizado um contato específico para que a população possa tirar dúvidas sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal, evitando assim que ela precise fazer o deslocamento da sua residência para fazer os esclarecimentos. Funcionando das 08h às 17h30, de segunda a sexta-feira, o telefone é o (79) 98883-9918.

Fotos: Heitor Xavier