Prefeitura adquire novos sonares que auxiliarão nas consultas do pré-natal

06/08/2020 - 18:25 Atualizado há 4 dias

Com o intuito de oferecer maior qualidade no atendimento durante as consultas do pré-natal de gestantes que tiveram Covid-19, a Prefeitura de São Cristóvão adquiriu oito novos detectores fetais (sonares). Os equipamentos são fundamentais para detecção de alterações no batimento cardíaco das crianças. O investimento foi de aproximadamente R$ 7 mil.

De acordo com a apoiadora institucional da Secretaria de Saúde, Nayara dos Santos, receberão um sonar as seguintes unidades de saúde: Jairo Teixeira (Centro), Raimundo Aragão (Divineia), Mariano Nascimento (Rosa Maria), Massoud Jalali (Rosa Elze), Maria Luiza dos Santos (Cabrita), Parque Santa Rita. Já o Maria José Figueiroa, no Eduardo Gomes, contará com dois equipamentos.

Apoiadora da SMS, Nayara dos Santos e a enfermeira do Jairo Teixeira, Meiriane Oliveira

Segundo ela, esses equipamentos serão fundamentais à medida que eles possibilitam a verificação da presença de possíveis intercorrências nas crianças.  “Durante as consultas do pré-natal nós fazemos a escuta dos batimentos cardíacos dos bebês através do sonar. Quando há alterações no batimento, a criança pode estar sob algum risco e a partir disso, nós encaminhamos a gestante para a Atenção Especializada. É uma forma de prevenir as intercorrências”, explica Nayara.

Algumas unidades de saúde já começaram a receber os equipamentos. Segundo a enfermeira do Jairo Teixeira, Meiriane Oliveira, os novos sonares serão fundamentais para o atendimento à população. “As gestantes são um dos maiores públicos atendidos na Atenção Primária. Ter uma maior disponibilidade de sonares, com a chegada desses que são mais modernos, sem dúvida contribuirá para qualificar cada vez mais a nossa assistência às gestantes e suas crianças”, ressalta.

Atendimento

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua ofertando atendimento pré-natal durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Os serviços realizados são as consultas do pré-natal, avaliação de risco gestacional, exames laboratoriais, ultrassonografias, vacinações e visitas puerperais até o 7º dia após o parto.  As gestantes podem ir à Unidade de Saúde mais próxima para o atendimento, munida de documento com foto, Cartão do SUS, comprovante de residência e utilizando máscara.

No caso das gestantes que estão ou estiveram com o novo coronavírus, a Secretaria realiza um monitoramento mais rigoroso, entrando em contato diairiamente com elas para que seja garantido a proteção e saúde tanto do bebê quanto da mãe.

Fotos: Heitor Xavier