Prefeitura abre inscrições para concurso de cartazes do Festival de Artes de São Cristóvão

05/07/2022 - 12:54 Atualizado há 2 dias



Visando estimular a produção emergente em artes visuais e a divulgação de artistas no ramo cultural, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), abriu as inscrições para o ‘Concurso do Cartaz Oficial do 37º FASC’. O edital e o formulário para as inscrições estão disponíveis no site da Prefeitura (www.saocristovao.se.gov.br). 

 

Como forma de comemorar os 50 anos do Festival de Artes de São Cristóvão, será selecionada a obra que melhor represente a história do festival e da Cidade Mãe de Sergipe, além de retratar a sua relevância cultural e patrimônio, a importância para o desenvolvimento econômico da cidade, a promoção e a difusão de atividades artísticas e culturais no estado de Sergipe. 

 

As inscrições para a seleção de obras são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto. Serão aceitas inscrições de pessoas físicas, incluindo coletivos de artistas, diretamente responsáveis pela criação e execução de suas obras. O candidato poderá se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e uma coletiva. 

 

As obras selecionadas serão julgadas por uma Comissão de Seleção composta por representantes da Fumctur e da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em que serão avaliadas a partir de critérios como: clareza e conformidade com o edital; comunicação do tema proposto no cartaz; além da estética e originalidade do cartaz.

 

O resultado preliminar será divulgado no dia 22 de agosto no site da Prefeitura e o vencedor levará um prêmio no valor individual de R$ 5 mil. O cartaz será utilizado como peça principal de divulgação do 37º Festival de Artes de São Cristóvão, bem como servirá de base para as peças de comunicação visual de todo o Festival e seus espaços. 

 

Valor cultural

 

Para a diretora-presidenta da Fumctur, Paola Santana, o cartaz é muito mais do que uma peça de divulgação, mas sim uma representação da história do Festival de Artes de São Cristóvão. “A Prefeitura conseguiu recuperar o acervo de todos os cartazes, então essa peça é sempre algo esperado pelas pessoas. Nós trabalhamos com esse conceito muito além de uma peça publicitária, o cartaz tem um viés artístico, ele conta uma história que é a cara do Festival”, disse. 



Inscrições

 

Para realizar a inscrição, basta acessar o formulário digital disponível no site da Prefeitura de São Cristóvão onde deverão ser anexados os seguintes documentos:

 

  • Memorial descritivo;
  • Memorial (tamanho máximo de até 2 páginas), com texto sucinto sobre a peça, em linguagem clara e objetiva;
  • Currículo sucinto do(s) artista(s), constando o seu nome civil, nome artístico, endereço, telefone, endereço eletrônico, formação, exposições realizadas e outras atividades profissionais;
  • Cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência atualizado do candidato;
  • Em caso do(s) artista(s) nomear (em) um representante legal para o ato de inscrição, deverá ser anexada procuração devidamente registrada em cartório;
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada e legível;
  • Arquivo em meio digital em alta resolução em extensão PDF ou JPG;