Prefeito se reúne com pesquisadores e Banco do Brasil para discutir implantação de projetos de tecnologias sociais

09/07/2021 - 12:10 Atualizado há 2 horas

O prefeito Marcos Santana se reuniu, nesta quarta-feira (07), com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Tiradentes (UNIT), do Instituto Liga Social, e com a gerência geral do Setor Público do Banco do Brasil para discutirem o desenvolvimento de projetos de tecnologias sociais para o município. A reunião contou, ainda, com a participação do secretário de planejamento, orçamento e gestão, Josenito Oliveira e da diretora municipal do trabalho, Neusa Malheiros.

Os pesquisadores Álvaro Silva Lima da UNIT, Edilson Divino da UFS e Leonilde Gomes do Instituto Liga, apresentaram como as tecnologias sociais podem colaborar na resolução de problemas sociais que provocam a perda de dignidade, com ações que aliem política pública na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Alguns projetos apresentados, já em desenvolvimento em outros municípios, aliam tecnologias, potencialidades ambientais dos territórios e o conhecimento popular sobre a produção local como apicultura e pesca, por exemplo.

Luciano Moretto, gerente do Setor Público do Banco do Brasil e representante da Fundação Banco do Brasil, parabenizou a iniciativa de integração de diversas áreas da pesquisa e da gestão municipal. “Creio que aqui temos um grupo capaz de fazer acontecer de forma estruturada. Vou lembrar de São Cristóvão quando o Banco abrir oportunidades e acredito que temos capacidade de contribuir”, ressaltou Luciano.

O prefeito Marcos Santana disse que São Cristóvão é um diamante bruto a ser lapidado e que o município precisa que acreditem e apostem nele. “Nós trabalhamos na perspectiva de que devemos garantir direitos, não é favor, nem beneficência. Quando pensamos em projetos pensamos na efetivação do direito ao trabalho, direto à moradia, direito à comida”, enfatizou.

A Seplog na pessoa do secretário Josenito Oliveira, e a Semast representada por Neusa Malheiros irão formar um grupo de trabalho para viabilizarem saberes e dados que alicercem um bom projeto para um futuro próximo. Josenito Oliveira ressaltou que o objetivo desse encontro foi mostrar casos de sucessos e firmar parcerias entre as instituições para desenvolver projetos de tecnologias sociais, que venham gerar trabalho, renda e promover a inclusão social no município de São Cristóvão.

Fotos: Yago Andrade