Prefeito Marcos Santana visita obras em andamento no município

08/01/2021 - 14:29 Atualizado há 2 dias

Na tarde da última quinta-feira (07), o prefeito Marcos Santana visitou a obra de reativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Comprido, e as pavimentações de ruas no povoado Colônia Miranda e a Valdir de Matos no bairro Divinéia.

O diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Melo e o diretor de operações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Vicente Maia, acompanharam a visita. Além de vistoriar o andamento das obras e ficar a par de determinadas situações, o prefeito também aproveitou para conversar com moradores e ouvir algumas demandas das comunidades.

A primeira parada foi na ETA do rio Comprido, localizada no povoado Rita Cacete, que está passando por uma reforma e por um processo de reativação. Após a conclusão, mais de  30 mil sancristovenses serão beneficiados com água em maior quantidade  e com muito mais qualidade.

O prefeito Marcos Santana considera a obra de reativação da ETA um dos investimentos de maior importância da prefeitura. “Nós vamos recuperar a dignidade de um povo que hoje recebe uma água que não é suficiente no quesito da quantidade e que, em determinados momentos, de maneira especial em tempos de chuva aparenta ser uma água suja, por conta da turbidez da água. Com essa realização a gente vai acabar definitivamente com essa questão da qualidade da água, como também vamos aumentar o potencial quantitativo do fornecimento”, falou o prefeito.

Prefeito Marcos e Carlos Melo, Diretor Presidente do SAAE

Após a vistoria na ETA do Rio Comprido, o prefeito seguiu para a rua Valdir de Matos, na Divineia, para conferir o progresso da obra de drenagem e pavimentação com pedra granítica, avaliada em R$ 507.112,91. Um serviço tão aguardado e que já está impactando a vida dos moradores da rua, que antes conviviam com lama e poeira dentro das suas casas.

Prefeito em visita na obra da rua Valdir Matos

O morador Erinaldo Gonzaga, que reside há mais de 20 anos na Valdir Matos, falou um pouco sobre como era a situação da rua. “Nos últimos 15 anos, nós sofremos muito com essa rua. Colocavam apenas uma areia aqui, que quando chovia não adiantava de nada. Fizeram um sistema de drenagem totalmente errado, na época da chuva nossas casas eram cheias de água sempre”, contou Erinaldo.

“Minha rua tá muito bonita agora, eu nunca vi desse jeito. Já tá sem lama, e quando finalizar vai ficar mais ainda. Agora sim eu tenho prazer em investir na minha casa e deixar ela mais valorizada”, falou Rosangela Melo, que também é moradora da rua. O projeto da rua, além da drenagem e da pavimentação, conta também com a construção de áreas de passeio, sinalização e acessibilidade.

Vale ressaltar que a Divinéia é um dos bairros que mais sofrem com a ausência de calçamento, com aproximadamente 90% das ruas sem pavimentação. Com a intenção de garantir uma melhor qualidade de vida para a população, além desta obra na rua Valdir Matos, a prefeitura também está calçando outras 16 ruas no bairro.

Calçamento na Colônia Miranda

Marcos Santana e a sua equipe também aproveitaram a oportunidade para visitar a obra de pavimentação nas ruas da Colônia Miranda, que está sendo feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão. Após a sua conclusão, o que não levará muito tempo, tendo em vista que faltam apenas pequenos trechos, a comunidade da Colônia Miranda terá mais mobilidade.

Fotos: Heitor Xavier