Prefeito Marcos Santana assina convênio junto ao IFS para ampliação de matrículas e transporte de estudantes do campus São Cristóvão

28/03/2023 - 15:29 Atualizado há 21 horas



 

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de São Cristóvão assinou um acordo de colaboração com o Instituto Federal de Sergipe (IFS). Com a parceria, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar a inscrição dos estudantes sancristovenses que já concluíram o ensino fundamental nos processos seletivos do IFS para cursos técnicos de nível médio, ofertados no campus São Cristóvão, localizado no povoado Quissamã. O acordo também prevê a viabilização de transporte escolar oferecido pela gestão municipal para os alunos. 



O  convênio tem validade inicial de quatro anos e o objetivo  é facilitar a inscrição dos estudantes do município nos cursos técnicos do IFS e ampliar o número de matrículas no campus localizado na Cidade Mãe de Sergipe. Além disso, o município também se compromete com a entrega da documentação dos alunos selecionados e o acompanhamento do desempenho dos estudantes.

 

 

 

 

A secretária de educação de São Cristóvão, Deise Barroso, explica que a parceria é importante porque muitos estudantes têm dificuldade em se inscrever nos processos seletivos:  “É uma oportunidade  para trazer o IFS para a escola e a secretaria se compromete com isso. Além disso, vamos  acompanhar esses alunos durante todo o curso. A Semed tem esse papel,  tanto para viabilizar a inscrição desses alunos, quanto de  acompanhá-los durante a realização dos cursos escolhidos”, concluiu a secretária. 



Deise Barroso, secretária municipal de educação

 

 

Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a parceria com o IFS é fundamental para garantir uma educação de qualidade para os estudantes sancristovenses  de nível médio  e formação técnica capaz de transformar a trajetória profissional desses alunos e fomentar o desenvolvimento da cidade: 

 

“Precisamos estimular esses alunos e criar as facilidades para que eles possam acessar o Instituto Federal de Sergipe.  Da nossa parte, aquilo que for necessário  será feito, porque por vários motivos os estudantes abrem  mão de cursar o ensino médio ou  optam  por uma escola  que não tem as condições ideais para a educação e nós temos que apresentar o IFS para os nossos alunos”,pontuou o prefeito.  

 

Marcos Santana, prefeito

 

 

Por parte do IFS o convênio prevê a obrigação de informar à gestão municipal a abertura de editais de seleção para os cursos ofertados em São Cristóvão de nível médio integrados ao ensino médio e Subsequente, incluindo PROEJA, FIC e EAD. Além disso, o instituto assume o compromisso de ministrar as aulas, emitir certificados e encaminhar relatório semestral com o desempenho dos estudantes para a Semed. A reitora do instituto, professora Ruth Gama Sales de Andrade, destaca que a parceria é capaz de promover benefícios importantes para a comunidade sancristovense: 

 

“Queremos ampliar a oferta de cursos e  o número de matrículas do Campus São Cristóvão, que é uma unidade agrícola e com grande história. Decidimos nos aproximar em favor de uma educação gratuita e de qualidade. Essa parceria também vai auxiliar no transporte de estudantes. A Prefeitura vai garantir a chegada dos alunos ao campus, como garantia de permanência nos cursos”, ressaltou a reitora. 

 

Ruth Gama Sales de Andrade, reitora do IFS

 

 

 

 

Criação de cursos para atender a demandas do município



 

 

Durante o encontro também foi discutida a criação de novos cursos por parte do IFS em parceria com a gestão municipal. O objetivo, segundo a secretária Deise Barroso  é que essas formações técnicas atendam a demandas de qualificação profissional  do município.  

 

“Nesse diálogo também discutimos a criação de cursos no município, em parceria com o IFS para adequar a algumas demandas da nossa região: curso de turismo, para atender marisqueiras, artesãos, dentre outros”, salientou a secretária. 



Fotos: Dani Santos.