Prefeito e integrantes da FETASE discutem implantação de Práticas Integrativas em São Cristóvão

10/02/2021 - 13:21 Atualizado há 14 horas

Na tarde desta terça-feira, 10, o prefeito Marcos Santana e a secretária municipal de saúde, Fernanda Santana, receberam integrantes da Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) para uma conversa sobre a implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Durante o encontro também foi solicitada a implantação de um núcleo para atividades dentro de uma comunidade sancristovense, como parte do estágio do curso “Formação de Multiplicadores (as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Contexto da Pandemia da Covid-19”.

O prefeito Marcos Santana sinalizou positivamente para a formatação de uma lei voltada para a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, bem como a escolha de um local para que as integrantes do curso de extensão aportem para vivências e treinamentos dentro de um bairro ou comunidade de São Cristóvão.

“Entendemos que saúde não é apenas médico e unidade de saúde. Compreendemos que a saúde deve ser tratada de forma múltipla, com diversos profissionais atuando para facilitar a vida do paciente. As práticas integrativas compõe um mix de tratamentos que vai de homeopatia até musicoterapia, quiropraxia, meditação entre outros, o que contribui para tratamentos e prevenção de doenças. O município recebe essa comitiva de portas abertas, uma vez que estamos tratando de ações que vão proporcionar mais qualidade de vida para os sancristovenses”, disse.

Fernanda Santana

A secretária municipal de saúde, Fernanda Santana explicou que algumas das práticas integrativas já são aplicadas no município, mas que o encontro veio sinalizar a importância de se ampliar a oferta. “Queremos ratificar nosso compromisso com a medicina popular e com as práticas integrativas. Temos algumas ações complementares que já ofertamos em nossas unidades de saúde, mas queremos avançar com essas práticas, e que as mesmas façam parte do cotidiano dos nossos cidadãos”, pontuou.

Sônia Cristina dos Santos

Segundo a secretária de políticas sociais da FETASE, Sônia Cristina dos Santos, a escolha de São Cristóvão como local para aportar as alunas do curso de “Formação de Multiplicadores (as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Contexto da Pandemia da Covid-19” aconteceu justamente pela abertura com que o município sempre se mostrou diante das práticas integrativas. “Queremos agradecer ao prefeito e a secretária de saúde por serem receptivos ao tema. Nosso desejo é que o município empregue as atividades que compõem as práticas integrativas de forma abrangente, o que trará mais saúde para a população”, enfatizou.

Givalda Bento

Sobre a parceria com a prefeitura para a indicação de um local que comporte a parte prática do curso, a componente do MOPS (Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania), Givalda Bento, enalteceu o papel da administração sancristovense em aderir ao curso. “Trata-se de um curso nacional, com 27 estados participando, incluindo Sergipe. A cidade de São Cristóvão foi contemplada por este diálogo, onde notamos uma abertura para que tudo aconteça da melhor forma possível aqui. Agora, vamos diagnosticar o local ideal para levarmos a parte prática do curso e realizarmos na população as técnicas aprendidas”, finalizou.

Na próxima sexta-feira, 12, acontecerá um segundo encontro entre a comitiva da Fetase e a Secretaria Municipal de Saúde para ajustar pormenores da parceria.

Fotos: Dani Santos.