Prefeito de São Cristóvão toma dose de reforço contra a Covid-19 e convoca população a completar o esquema vacinal

21/12/2021 - 15:31 Atualizado há 4 dias

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, tomou na manhã desta terça-feira (21), a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O gestor recebeu o imunizante na UBS Massoud Jalali, no bairro Rosa Elze, local que é um dos dez pontos disponibilizados pela Prefeitura de São Cristóvão para vacinar a população do município.

Na oportunidade, o prefeito convocou os moradores de São Cristóvão para que completem o esquema vacinal. “É preciso que toda a população se imunize com as doses que já estão disponíveis. A vacina é muito importante e, aliada às medidas de prevenção como uso de máscara e álcool em gel, são as formas de combater o vírus. Após a vacinação já tivemos uma expressiva queda no número de casos e óbitos. Portanto, quem não se vacinou, procure os nossos pontos de vacinação e se imunize”, declarou o prefeito.

O prefeito foi imunizado na UBS Massoud Jalali

Em São Cristóvão, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 foi antecipada de cinco para quatro meses. A recomendação do Ministério da Saúde começou a ser adotada no município nesta terça-feira (21). Podem tomar a vacina todos que receberam as duas doses, mantendo o intervalo mínimo de quatro meses desde a última dose aplicada.

Com a antecipação do prazo, 13.664 sancristovenses são elegíveis para recebimento da dose de reforço a partir de hoje. Os números mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 4405 pessoas já receberam a terceira dose em São Cristóvão. Já no que diz respeito à cobertura vacinal com 1ª e 2ª dose, o município possui 83,67% e 65,73% população vacinada, respectivamente.

A vacinação de reforço está sendo aplicada com as doses da Pfizer, para todas as pessoas que tomara os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Ou seja, quem tomou a segunda dose, independente do fabricante, até 31/08 já pode tomar sua Dose de reforço (3ª dose) a partir desta terça (21). No caso da vacina Janssen, a dose de reforço é somente com a mesma vacina da Janssen.

Relembre

A Prefeitura segue imunizando a população com o seguinte intervalo entre 1ª e 2ª dose: CoronaVac - 28 dias; AstraZeneca – 56 dias; Pfizer – 21 dias. Intervalo entre 2ª dose e dose de reforço: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer: 4 meses; Janssen – 60 dias.

Confira os pontos de vacina, das 9h às 12h e das 13h às 16h:

UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado); seg. a sexta

UBS Sinval José de Oliveira (São Gonçalo); seg. a sexta

UBS Saúde Luiz Alves (Luiz Alves) segunda, quarta e sexta;

UBS Antônio Florêncio (Tijuquinha) - segunda, quarta, quinta e sexta;

UBS Bruno Kaique (Madre Paulina) - segunda a sexta

Pontos de vacina, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira:

UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)

UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes)

UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria)

UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia)

UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico)

Fotos: Heitor Xavier