Prefeito de São Cristóvão participa do lançamento das Caravanas do Esporte e das Artes 2021

10/03/2021 - 16:28 Atualizado há 2 dias



Aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), o lançamento das formações à distância das Caravanas do Esporte e da Caravana das Artes. A aula inaugural contou com a participação de representantes das entidades organizadoras, Governo do Estado e de municípios sergipanos, dentre eles, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana.

 

O prefeito aproveitou seu espaço no evento para agradecer a vice-governadora Eliane Aquino por ter inserido São Cristóvão na lista de municípios que participam das Caravanas neste ano. “Minha fala nesse momento é de agradecimento por São Cristóvão estar participando das Caravanas. Lamento que somente agora São Cristóvão esteja participando dos projetos, mas estaremos neste ano, e para nós, é um momento de felicidade e gratidão porque sabemos da importância que esses projetos tem e o que eles podem proporcionar para os municípios”.

 

Também representando o município, a secretária de Educação, Quitéria Barros, enfatizou que São Cristóvão irá receber os projetos de braços abertos. Ela aponta que essa será uma ação intersetorial que contará com a participação de diversas secretarias do município. Para Quitéria, as formações serão importantes para a preparação dos professores e alunos neste segundo ano da pandemia da Covid-19.

 

“Somente da Secretaria de Educação nós tivemos 59 professores inscritos para participar das formações. Nosso desejo é que esse projeto se integre a nossa busca incansável por educação de qualidade social, plural e diversa, e que dê oportunidade na construção de uma trajetória de sucesso para nossas crianças que estão em situação de vulnerabilidade social. É para elas que nós temos o nosso olhar mais sensível”, afirmou a secretária de educação de São Cristóvão.

 

A reunião também contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Lucianne Rocha Lima.

 

 

Os projetos

 

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos que viajam pelo interior do Brasil e realizam atividades de formação de professores e atendimento direto de crianças, presencialmente, desde 2005. Em decorrência da pandemia, desde 2020 os institutos migraram os conteúdos das formações de professores realizadas nas ações presenciais das Caravanas, para uma plataforma de ensino a distância.

 

Realizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE) e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), Disney e canais ESPN, a iniciativa busca auxiliar a ampliação do trabalho pedagógico com as linguagens artísticas e com o esporte na comunidade escolar, especialmente durante o período pandêmico.

 

As ações da Caravana do Esporte serão desenvolvidas a partir do dia 1º de abril, enquanto para a Caravana das Artes foi designado o dia 15 de março. Além de São Cristóvão, foram contemplados em Sergipe os municípios de Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro.

 

Para a vice-governadora Eliane Aquino, as Caravanas podem ser consideradas um presente para o estado de Sergipe. “Não só eu, mas toda equipe do Governo do Estado e dos municípios mais uma vez vamos querer fazer o melhor para os nossos professores, porque sabemos o reflexo que será na vida das nossas crianças”, declarou.

 

Ana Moser, presidente do IEE, destacou que para além dos conteúdos ofertados, as caravanas são oportunidades para fortalecer o movimento da criança dentro desta nova realidade pandêmica. “É a chance de juntar forças, juntar essas pessoas que tem os mesmos conteúdos, mesmos desafios e respostas a dar, e que estão nesse debate diário sobre o retorno às aulas. Que esse movimento das Caravanas dos Esportes e das Artes nesse primeiro semestre sirva para alavancar essa rede”.

 

Formações 

 

As formações são compostas por dois cursos: Pedagogia do Esporte Educacional para Grandes Grupos, com duração de 60h, e Metodologia Viva com Arte, com duração de 120h. Com abordagens teórica e prática e módulos interativos, os participantes serão acompanhados diretamente pelos professores especialistas dos Institutos, em fóruns periódicos online, ao longo das aulas a distância.

 

Os cursos de formação são totalmente gratuitos, sem custos para a gestão ou para os participantes.

 

Fotos: Dani Santos

 

Com informações do Governo de Sergipe