Prefeito de São Cristóvão e representantes do Projetar-SE realizam visita às obras do “Caminho de Santa Dulce dos Pobres”

14/03/2023 - 12:41 Atualizado há 17 horas

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, realizou na manhã desta segunda-feira (13), uma visita às obras do “Caminho de Santa Dulce dos Pobres”. A obra faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, que visa fortalecer o turismo religioso em Sergipe e disseminar a história da primeira santa brasileira.

Marcos Santana e os representantes do Projetar-SE e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), visitaram as oito paradas que fazem parte do roteiro. Estes locais funcionarão como pontos estratégicos destinados às orações, descanso e alimentação dos fiéis.

O gestor de São Cristóvão destacou que a Prefeitura tem o papel de atuar na garantia dos terrenos onde serão construídas as paradas e em trechos onde será necessária a realização de mais intervenções para a execução das obras. Ele ressaltou que além da importância turístico-religiosa, o “Caminho de Santa Dulce" também contribuirá para melhoria da mobilidade urbana na região, sobretudo, nos povoados Candeal e Caípe Novo.

“Essa é mais uma obra que completa um ciclo de obras voltadas para o turismo religioso Fizemos essa visita hoje, e constatamos que ela já está em pleno desenvolvimento. Além disso, ela possui uma importância muito grande para a mobilidade das comunidades que estão à margem da estrada”, declarou o prefeito.

A obra do “Caminho de Santa Dulce” inicia na divisa entre São Cristóvão e o município de Aracaju, no bairro 17 de Março, e atualmente está na fase de terraplanagem. Segundo informações da Sedurbi, a próxima etapa estará voltada para o início da implantação de 73.577,00 mil m² de pavimentação granítica. “As equipes estão fazendo os serviços iniciais, com a terraplanagem. Nós continuaremos com as vistorias para avaliar se está ocorrendo tudo como planejado”, informou o fiscal da obra, Antônio Bruno.

Fiscal da obra, Antônio Bruno

A arquiteta e coordenadora técnica do Projetar-SE, Dayse Araújo, lembrou que essa é uma estrada que já existia, e que agora receberá os serviços de pavimentação. “Teremos uma faixa de 7m para via de veículos e mais uma calçada de 3m em um dos lados para que os peregrinos possam fazer esse caminho de contemplação, de fé e introspecção. Pensamos muito nessas paradas que estão há 2km uma da outra, para que as pessoas possam descansar e fazer suas orações nesses locais”, explicou.

Coordenadora técnica do Projetar-SE, Dayse Araújo

Também participaram da visita o secretário de infraestrutura de São Cristóvão, Júlio Nascimento Júnior, e funcionários da empresa responsável pela execução da obra.