Prefeito de São Cristóvão autoriza nova convocação de professores do concurso público

26/04/2021 - 13:19 Atualizado há 2 dias

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, autorizou novas convocações de professores do concurso público para o magistério municipal. Ao todo, já são dez professores do cadastro reserva convocados em 2021. Além deles, outros 27 profissionais que se classificaram dentro do número de vagas do concurso já haviam sido convocados e estão atuando na Rede.

A secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, explica que dos dez convocados neste ano, sete já estão em processo de tramitação para assumir suas funções, enquanto os outros aguardam o edital de convocação que deve ser lançado nos próximos dias. As convocações ocorrem em estrita observação ao Edital do concurso e são decorrentes da necessidade de suprir vacâncias na Rede. A divulgação dos convocados ocorre sempre no site da Prefeitura Municipal de São Cristóvão e no Diário Oficial do Município.

“Essas vagas do cadastro reserva do concurso público são caracterizadas pelo afastamento definitivo de um professor. Isso ocorre em razão de aposentadoria com desligamento da rede ou em casos de óbitos. Nos demais casos, quando um professor tira uma licença prêmio, no afastamento temporário por conta da saúde ou se afasta para exercer um cargo administrativo, nós chamamos professores do cadastro reserva do Processo Seletivo Simplificado, que ocuparão essas vagas temporárias”, diz a secretária.

Quitéria explica que surgindo a vacância para convocar professores do concurso público, a Secretaria de Educação realiza o estudo de impacto que é encaminhado à Procuradoria Geral do Município. Em seguida, é feito o parecer, e após esse trâmite, é feito o encaminhamento para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, para que faça a convocação para as etapas de perícia médica e entrega de documentos. Após isso, é feita a nomeação do profissional para que ele possa assumir suas funções na escola.

A secretária detalha ainda que a validade do cadastro reserva do concurso público é de dois anos, podendo ser renovado por mais dois.

Foto: Heitor Xavier