Praças públicas de São Cristóvão modificam realidades dos moradores

23/09/2021 - 17:31 Atualizado há 22 horas



Verdadeiros redutos sociais, as praças servem como extensão das residências, convertendo espaços públicos em locais de descanso, lazer e práticas esportivas. Em São Cristóvão, a gestão municipal vem equipando e reestruturando inúmeras praças, em diferentes bairros, com o intuito de proporcionar bem-estar à população. Desde 2017 já foram reestruturadas (e construídas) quatro praças. A estimativa é que para os próximos meses mais cinco espaços, totalmente planejados, sejam entregues aos sancristovenses.

 

 

No conjunto Arnaldo Ramos de Moura, a Praça Maria Lúcia Santos Moura modificou totalmente a realidade de quem reside no local. O que antes era um protótipo de praça ganhou quadra, iluminação em led e espaço para recreação infantil. Segundo Max William de Jesus, morador da região, a praça acabou deixou o bairro mais agradável.

 

 

“Aqui tínhamos casas, mas nada de calçamento nem praça, até que a prefeitura mudou isso. Uma grande mudança aconteceu, e trouxe até reconhecimento para nós vindo de comentários de moradores de outros bairros, que agora passaram a frequentar nossa região. Toda tarde, temos uma praça cheia, e não consigo mais nem lembrar como vivíamos sem esse espaço aqui, tamanha a importância para nós, moradores”, pontuou Max, que sinalizou também outra mudança no bairro. “A praça e a regularização do bairro acabaram por valorizar nossas casas. Os terrenos, que antes valiam em média 10 mil hoje são vendidos por 25 e 30 mil reais, isto comprova o quanto um bairro planejado vem a contribuir para melhorar as vidas das pessoas”, analisou.


A marisqueira Gicélia Passos dos Santos, que reside na Enseada, nas proximidades da Avenida São Luiz, também sinalizou o quanto a praça daquela localidade (que está em processo de construção), já significa uma mudança no cotidiano, principalmente, das crianças. “Era um espaço sem nada, só mato. Tinha o contorno de uma praça que nunca havia sido feita. Hoje vemos a construção quase finalizada, e o melhor é que nossas crianças já estão ocupando para brincarem em segurança. Espero que ao ficar pronta (a praça), nós possamos conservar esse local da melhor forma possível. Essa praça significa muito pra nós”.

 

Max William de Jesus

 

 

Na Avenida Lourival Batista (bairro de mesmo nome), a Praça Gabriel de Souza Filho não apenas trouxe mais comodidade aos moradores, como também promoveu em São Cristóvão o local exato para a criação da Academia da Saúde – espaço dedicado à prática esportiva, com acompanhamento de equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

 

“A praça aqui dos Pintos ficou excelente. O lugar servia como lixeira para a população e hoje vemos essa grande mudança, que trouxe mais alegria e movimentação de pessoas para essa região, pois a academia é gratuita para que quiser se exercitar. É uma praça tranquila, que só atrai coisas boas para quem mora na vizinhança”, disse Marluce Santos.

 

 

Tanto a Praça Gabriel de Souza Filho, quanto a praça Sérgio Souza da Rocha Júnior, no bairro Rosa Maria, se tornaram referências no quesito bem-estar e estilo de vida. Estima-se que 260 pessoas pratiquem atividade física usando os espaços dessas duas praças, fator este que resulta em qualidade de vida para os sancristovenses, através de promoção à saúde.

 

Marluce Santos

 

 

Já na Praça Nossa Senhora de Fátima (conhecida como praça dos taxistas), no bairro Eduardo Gomes, a obra está em fase final e já reflete uma mudança visível para quem utiliza a área, tanto para pegar taxis lotação quanto para a prática de exercícios. De acordo com Amadeus Mozart Roberto Fontes Souza, que trabalha na localidade, a reforma já está agradando. “A praça vem sendo frequentada no final de semana pelos mais jovens, que usam o local para brincar, ouvir som. Aqui está todo mundo feliz e esperando ela ficar pronta”, frisou.

 


O arquiteto e diretor de planejamento urbano da Seminfra, Edílio Lima enfatizou que as praças, no contexto social, empregam um impacto direto na vida dos cidadãos. “Proporcionam uma maior integração entre as pessoas, fortalecendo ligações. Na Seminfra temos desenvolvido projetos para fixarmos as pessoas nas praças, através de equipamentos que proporcionem uma afinidade entre as pessoas e o local. Nossos projetos possuem bancos, arborização, iluminação, espaço para a prática esportiva e lazer, tudo que promove esse contato maior com o espaço das praças”, explicou.

 

Amadeus Mozart Roberto Fontes Souza

 

Edílio Lima

 

 

 

 

 


Investimentos

 


A Prefeitura de São Cristóvão, através da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) vem trabalhando desde 2017 para construir e equipar praças localizadas em bairros importantes, conhecidos, principalmente, pelo grande número de moradores.

 


Até o momento, os investimentos nas praças entregues, localizadas nos bairros Arnaldo Ramos de Moura, Luiz Alves, Rosa Maria e Lourival Batista somaram cerca de R$ 1.319.046 milhões. Já as obras nas praças que estão em construção, localizadas no povoado Rita Cacete e nos bairros Eduardo Gomes, Centro Histórico, Divinéia e na Enseada estão avaliadas em R$ 2.344.540 milhões.

 


“No passado, muitos espaços públicos foram ocupados de forma irregular, e não houve, naquela época, uma ação do poder público para se fazer regulação, exigindo que os loteadores deixassem espaços para praças e hoje temos um reflexo disso em nossa cidade. Atualmente é um papel da nossa gestão buscar transformar os espaços existentes ou ainda adquirir espaços para serem transformados em praças. Locais estes que são de convivência da comunidade, de lazer para crianças e jovens, e agora sendo convertidos também em áreas para atividades físicas, onde promovemos saúde. Atualmente estamos buscando novos espaços para que possamos transformar em praças, pois percebemos que ao implantarmos uma praça, a vida da comunidade muda completamente, já que as relações interpessoais melhoram significadamente com o surgimentos desses espaços”, concluiu o prefeito Marcos Santana.

 

Marcos Santana

 

Praça Nossa Senhora de Fátima

 

Praça Maria Lúcia Santos Moura

 

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos.