Praça São Francisco é palco de ensaio aberto com Coletivo de Mulheres do Samba de São Cristóvão

03/12/2021 - 13:35 Atualizado há 1 dia

A abertura da programação cultural de dezembro de São Cristóvão, realizada na noite da última quinta-feira (02), foi um sucesso. No Dia Nacional do Samba, o ensaio conduzido pelo Coletivo de Mulheres do Samba de São Cristóvão fez o público dançar e cantar ao som de grandes sucessos.

O evento foi uma preparação para Encontro Nacional e Internacional das Mulheres na Roda de Samba, que acontece dia 11 de dezembro, e contará com a participação de São Cristóvão pela primeira vez. Além da Cidade Mãe, o evento terá ainda a exibição simultânea em outros países em três continentes em seus canais oficiais.

Formado em sua maioria por mulheres de São Cristóvão, sendo um total de 16 integrantes, o Coletivo de Mulheres do Samba busca destacar o papel feminino no cenário musical, que segundo a coordenadora Sayd Emanuelle, é marcado majoritariamente por homens. Ela destacou a importância do apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur) para realização do evento.

Sayd Emanuelle também destacou a sensação de se apresentar na Praça São Francisco, dentro de uma programação cultural do município é motivo de orgulho. “Sou sancristovense e amante do samba, então a sensação é maravilhosa. Já estamos na expectativa para o dia 11, porque é um evento grande e São Cristóvão fará sua estreia com a nossa apresentação. É uma felicidade imensa e responsabilidade também, porque viemos para mostrar que as mulheres também sabem fazer samba, não queremos mais ser coadjuvantes”, afirmou.

Coordenadora do Coletivo, Sayd Emanuelle

Quem curtiu o ensaio foi a turismóloga Maria José e seu amigo, o também turismólogo Ivo Dantas. “São Cristóvão é linda, é encantadora e ter esses eventos a noite é muito bom, principalmente quando é samba”, apontou Maria. “Nosso país é multicultural e o samba é um patrimônio do Brasil inteiro. Um evento como esse, no Dia do Samba, em uma cidade histórica, que é tão rica em patrimônio e cultura é muito bom. Ter esse samba de qualidade nos faz bem, alegra nosso corpo e alma”, acrescentou Ivo.

Maria José, turismóloga

Ivo Dantas, turismólogo

Programação cultural

A iniciativa de promover ações culturais neste mês, segundo a presidenta da Fumctur, Paola Santana, visa atrair visitantes e movimentar o cenário cultural da cidade neste final de ano. “Estamos fazendo todas essas ações em locais abertos para atrair as pessoas, para que elas voltem a frequentar a cidade e como forma de impulsionar o turismo” detalhou Paola.

Programação

Ensaio Aberto - Abertura do Ensaio Aberto de Grupos Tradicionais com a temática "Chegança Convida Burundanga".

Quando: 04/12,

Onde: Praça São Francisco

__

Roda de Samba de Mulheres - Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba é um evento anual, que teve sua primeira edição em 24 de novembro de 2018.

Quando: 11/12

_

Entrega da readequação da Casa das Culturas populares - Evento marca a entrega da readequação da Casa do Folclore e que agora tem novo nome Casa das Culturas Populares

Quando: 15/12

Horário: 9hrs

Local: Antiga Casa do Folclore

Praça São Francisco

Natal da Cidade Mãe Calçadão

Quando:17/12

Horário: 16hrs

Local: Calçadão - Centro Histórico

Coral SAUDENCANTU do SINDIPREVI/SE

_

Natal da Cidade Mãe Eduardo Gomes - Apresentação de coral e o grupo Teatro de Mala com auto de natal - Espetáculo "O Mundo é um Circo"

Quando: 18/12

Local: Igreja do Loreto

_

Natal da Cidade Mãe Centro Histórico - Apresentação do coral da DESO, do SINDIPEMA, Lira sancristovense e projeção mapeada (mapping).

Quando: 22/12

Ensaio Aberto - Ensaio Aberto de Grupos Tradicionais com o Reisado da Paz

Quando: 26/12

Show Pirotécnico