PELC: Semel realiza avaliação física dos alunos do município

07/10/2021 - 17:53 Atualizado há 1 dia

Como parte do cronograma de execução do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) está realizando a avaliação física dos alunos de quatro escolas municipais.  O objetivo da atividade é verificar as características das crianças, como peso, resistência muscular, altura e flexibilidade, e a partir disto elaborar um cronograma de ações voltadas para os estudantes.

Além da avaliação física que é realizada pelos agentes sociais e coordenadores da Semel, também foi enviada aos pais dos alunos uma anamnese (questionário para diagnosticar as vivências dos alunos em relação aos esportes).  A previsão é que as avaliações sejam feitas em um período de duas semanas.

Neste momento, participarão das atividades da PELC os alunos que estão matriculados nas seguintes escolas: Martinho de Oliveira Bravo (Rosa Elze), Raimundo Francisco dos Santos (Luiz Alves), Maria de Lourdes (Tijuquinha) e José de Alencar (Arame II). Cerca de 600 crianças serão avaliadas e participarão das atividades previstas pelo Programa, conforme explica a coordenadora da Semel, Cida Lisboa.

“Neste momento nós estamos coletando os dados dos alunos, para saber quais modalidades iremos aplicar nos colégios. Nossa intenção é fazer com que eles tenham vivência em vários tipos de esportes, como o atletismo, vôlei, handebol e basquete, para assim sabermos qual destas práticas eles mais se identificam”, detalha.

Cida Lisboa, coordenadora da Semel

Segundo o coordenador pedagógico da PELC, Igor Cunha, a inserção dos alunos a uma gama de práticas esportivas possibilitará a descoberta de novos talentos no município. “Essa diversidade de atividades é importante para estimular a capacidade física dessas crianças de acordo com o desporto. Cada modalidade tem uma especificidade e eles poderão vivenciar isso durante os 18 meses de duração do programa, vendo a que mais se adaptam”, conta.

Coordenador pedagógico da PELC, Igor Cunha

PELC

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é um programa federal que tem o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolve todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência. Ele estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Fotos: Heitor Xavier