Parceria entre Prefeitura e ABDI faz de São Cristóvão o 1º município de Sergipe a aderir ao projeto Conecta 5G

06/10/2022 - 14:00 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), firmou parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através do projeto Conecta 5G, com o intuito de viabilizar a utilização da tecnologia 5G no município. O programa já foi aderido por outras 28 cidades brasileiras e São Cristóvão será a primeira cidade no estado e a quinta no Nordeste a implementar e expandir as chamadas redes de quinta geração, através do projeto que  promete a modernização de diversos serviços, a exemplo da telemedicina.

Gestão municipal e ABDI

Para Tiago Faierstein, gerente de novos negócios da ABDI, os modelos de negócio colocam os municípios como protagonistas através do investimento na infraestrutura de antenas, com o objetivo de disponibilizar novos serviços à população. “A partir da entrada do município neste programa, ele estará apto e com todo o apoio jurídico e técnico do Governo Federal e da ANATEL, para, em um futuro muito próximo, ofertar novos serviços - como telemedicina, segurança pública e educação com a conexão de escolas - que facilitarão a vida dos moradores da cidade, em especial dos que residem em localizações mais remotas. Aí sim trazendo o real benefício do 5G para todos”, afirmou.

Tiago Faierstein, gerente de novos negócios da ABDI

Tiago ainda acrescenta que São Cristóvão se torna protagonista dentro de um cenário nacional, porque o projeto é realizado em cooperação com três países. “Trata-se de um projeto do governo brasileiro, com o governo americano e israelense, presente em 29 cidades aqui no Brasil, incluindo São Cristóvão, mais 12 cidades nos Estados Unidos e 36 cidades em Israel. Nestas localidades estão implementando o mesmo piloto e por esta razão São Cristóvão se coloca em um cenário mundial”, enfatizou.

Tiago Faierstein, gerente de novos negócios da ABDI

Para o prefeito Marcos Santana a expectativa é muito grande, pois a gestão já vem buscando conhecimento para inserir o município neste universo tecnológico, consolidando-o como 'Cidade Inteligente'. “Nossa constante inquietação é a de buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas, com a disponibilização de serviços de qualidade, porém, atrelados à inovação e tecnologia. Estamos na posição de vanguarda na busca por estas inovações, contando com o governo brasileiro, que vem acompanhado com consultoria jurídica e técnica, o que nos tranquiliza por estarmos no caminho certo, com as devidas orientações para a aquisição de produtos que efetivamente agreguem à população”, disse.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

Para Josenito Oliveira, secretário da Semdet, “São Cristóvão está dando o primeiro passo para a implantação da quinta geração das redes móveis ou tecnologia 5G, o que significa uma importante iniciativa para a inovação. Para a população o saldo será positivo, pois com isso vamos conseguir ofertar melhores serviços e em diversas áreas, como na educação, na saúde, segurança e no meio ambiente. Então, fazer parte deste projeto é um orgulho para a nossa secretaria, pois coloca o município como protagonista no cenário nacional, em um assunto tão relevante, que é o avanço da tecnologia e a acessibilidade a estes recursos”, destacou o secretário.

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

Fotos: Heitor Xavier