Parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão e a empresa Eldorado Casa das Artes garante capacitação para artesãs do município

11/05/2023 - 21:25 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão tem buscado ampliar o diálogo com instituições privadas nos últimos anos com o objetivo de beneficiar os moradores do município. Nesta quinta-feira (11), as artesãs sancristovenses foram contempladas com uma capacitação gratuita realizada no auditório do Paço Municipal em parceria com a empresa Eldorado Casa das Artes, que seguirá até amanhã (12), beneficiando cerca de 30 pessoas. Durante a oficina, as artesãs puderam tirar dúvidas sobre questões relacionadas à precificação dos produtos, além de aprender novas habilidades para melhorar a qualidade dos itens que produzem.

Intitulado "Encontro de Mulheres Artesãs", o evento é o segundo promovido pela empresa, sendo o primeiro na Cidade Mãe. A proprietária da Eldorado, Acácia Maria Batista, descreve como uma realização poder proporcionar a capacitação para as artesãs sancristovenses, afirmando que “gosta de promover o conhecimento e a oportunidade, fazendo com que essas mulheres abram seus horizontes em relação ao artesanato”.

Proprietária da Eldorado, Acácia Maria Batista

Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Cláudia Virgínia explica que essa parceria contribuirá para o aprimoramento das técnicas das artesãs da Casa da Costura, Sala dos Saberes e Fazeres, e da Associação de Artesãos do município. Ela aponta que "nosso trabalho enquanto gestão é garantir essas oportunidades para que os moradores e moradoras de São Cristóvão se capacitem cada vez mais e assim possam gerar renda através das suas práticas".

Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Cláudia Virgínia

Através da Eldorado, as artesãs puderam participar de um workshop de crochê com o representante da empresa Círculo, Neddy Ghusmam. Segundo ele, “durante a atividades serão apresentadas novas técnicas de crochê, orientações sobre como precificar e vender seus produtos, as tendências do mercado”.

Neddy Ghusmam orienta artesãs

Artesãs

Além de ensinar novas técnicas, o Encontro busca incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, já que a atividade artesanal é uma importante fonte de renda para muitas famílias, como aponta a representante da Associação de Artesãos Mãos que Pensam, Ridaci Evangelista Santos. “Acredito que São Cristóvão passa por um momento ímpar. Esse tipo de iniciativa estimula uma mãe que está buscando um espaço para expor sua mercadoria, para aprimorar seu trabalho, deixando uma qualidade melhor nas suas peças. Essa parceria é fundamental, principalmente para nós da Associação que estamos dando início a um novo trabalho”, afirma.

Ridaci Evangelista

Artesã há 62 anos, Olindina Menezes conta que foi através de atividades como essas, promovidas pela Prefeitura, que conseguiu desenvolver novas técnicas no seu trabalho. “Antigamente não existia esses cursos, mas agora com esse prefeito a gente tem muitas oportunidades de aprender cada vez mais no artesanato. Só tenho a agradecer”.

Olindina Menezes