Painel Artístico inspirado em marisqueiras e pescadores é instalado no Povoado Pedreiras

04/07/2022 - 16:33 Atualizado há 14 horas



Como forma de valorizar o trabalho artístico dos profissionais da cultura no município, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio do último edital da Lei Aldir Blanc, vem contemplando diversas obras na Cidade Mãe de Sergipe. Nos últimos dias, a instalação de um painel feito em alto-relevo tem sido feita na entrada do Povoado Pedreiras. 

 

Obra 'Marisqueiras e Pescadores: Em(Defesos)' do autor Wécio "Grilo" Bezerra

 

Organizada pelo professor e artista plástico Wécio “Grilo” Bezerra, a obra ‘Marisqueiras e Pescadores: Em(Defesos)’ foi o seu primeiro trabalho em painel, e para o autor, é gratificante ter sido contemplado através do edital da Lei Aldir Blanc. “Sempre fiz alto-relevo com outros materiais, mas é a primeira vez que eu uso casca de ostra, então essa proposta veio muito a calhar com os recursos da Lei Aldir Blanc. Essa obra é a realização de um sonho para que as pessoas conheçam um pouco mais da realidade dos pescadores e das marisqueiras de São Cristóvão”, explicou. 

 

Wécio "Grilo" Bezerra, artista plástico

 

Wécio conta ainda que o processo de produção havia começado em fevereiro com a coleta de ostras retiradas das marisqueiras da comunidade das Pedreiras. Em seguida, o trabalho mais extenso foi separar, lavar e triturar as ostras em pedaços menores até o momento da concepção em alto-relevo e argamassa, que está sendo finalizado agora em julho.

 

 

“Esse trabalho também traz a ideia da sustentabilidade. Quando eu pensei nessa proposta foi justamente de poder utilizar aquilo que já temos de recurso natural e transformá-lo em arte a partir daquilo que as marisqueiras já possuem em seu espaço”, complementou o artista plástico. 

 

Para Wécio, a expectativa é de que a partir dessa obra, as pessoas tenham mais contato com a arte. “Com o contato, as pessoas criam uma sensibilidade mais aguçada, principalmente quando a arte diz muito a respeito de uma comunidade, o que foi algo que elogiaram muito. É necessário que a obra faça sentido para a comunidade e o painel combinou bastante na entrada do Povoado Pedreiras”, finalizou.

 

Fotos: Heitor Xavier