PAA: Instituições de São Cristóvão recebem doação de quase duas toneladas de alimentos

20/01/2021 - 14:21 Atualizado há 6 horas

Desde 2008, o Lar Esmeralda realiza um trabalho de filantropia que tem beneficiado centenas de famílias. Ela, assim como outras sete instituições e um equipamento social do município, está sendo contemplada com a doação de alimentos oriundos da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Somente na última terça-feira (19), quando foi realizada a segunda etapa do programa, foram distribuídos 1969,5kg de produtos para as instituições que o integram.

De acordo com a coordenadora do Lar Esmeralda, Paula Guedes, atualmente a instituição atende cerca de 300 pessoas, desde crianças até idosos. Para ela, a doação dos alimentos contribuirá para garantir a alimentação saudável destas pessoas. “É algo superpositivo, principalmente neste momento de pandemia que estamos passando. Ter uma alimentação igual a essa, que é nutritiva, só tem a somar. Espero que isso continue”, declarou.

Outra instituição que recebeu os alimentos foi a Instituto Vó Cidália - Jesus Pão da Vida (IPAVI).  Segundo Ester Reis da Silva, representante da instituição, os alimentos do PAA serão fundamentais na alimentação das 106 famílias assistidas que residem no Parque Santa Rita, Timbó, Recreio dos Passarinhos e Country Clube. “A importância é muito grande. Só o fato de ajudar essas famílias carentes, com produtos de qualidade, já é um grande avanço”, afirmou.

Alimentação saudável e incentivo a agricultura familiar são os principais objetivos do PAA

Tendo como base a promoção do acesso à alimentação saudável e incentivar a agricultura familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos disponibilizou R$ 100 mil para aquisição de 10 toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares do município. Os produtos serão doados às instituições da cidade que atendem famílias em situação de vulnerabilidade. As aquisições e entregas do PAA ocorrerão duas vezes ao mês, até o mês de abril, podendo ter seu prazo estendido.

Coordenação

Toda a logística para aquisição e distribuição dos alimentos é feita pela Coordenadoria do PAA, que em São Cristóvão é composta por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) e pelo Conselho de Segurança Alimentar do município.

Logística é feita pela Coordenação do PAA

De acordo com a secretária da Semast, Lucianne Rocha, o Programa de Aquisição de Alimentos é de suma importância para o fortalecimento da política de Segurança Alimentar e Nutricional no município de São Cristóvão.

"O PAA atua na vertente da garantia do direito humano à alimentação adequada comprando dos agricultores familiares e destinando as pessoas em vulnerabilidade social. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) têm um grande potencial de interface e a prova disso é a execução do PAA no nosso município que vem nos rendendo bons frutos como foi possível visualizar tanto na primeira como na segunda entrega dos alimentos", relatou a secretária.

Secretária da Semast, Lucianne Rocha

Ao todo, 27 agricultores do município estão participando do Programa, disponibilizando 32 tipos de alimentos, a exemplo do abacaxi, batata, coentro, manga, dentre outros. Segundo o secretário da Semap, Edmilson Brito, a iniciativa reforça o que a gestão municipal tem fortalecido nos últimos quatro anos.

“O cuidado com as pessoas tem sido prioridade da gestão do prefeito Marcos Santana. Esse cuidado passa pelos agricultores, que tem uma luta constante para plantar e às vezes tem uma dificuldade muito grande para escoar a sua produção. Aqui eles têm a oportunidade de disponibilizarem esses alimentos para entidades que vão beneficiar pessoas carentes. É uma relação promissora e que serve para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar em São Cristóvão”, finalizou o secretário.

Secretário da Semap, Edmilson Brito