Oficina de Escrita Criativa marca o início da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em São Cristóvão

24/10/2022 - 16:48 Atualizado há 1 dia



Visando incentivar a leitura de livros e o uso da biblioteca como um espaço de conhecimento, a Prefeitura de São Cristóvão preparou uma série de ações alusivas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, comemorado no país de 23 a 29 de outubro. Promovido pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, o início da programação aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) na Biblioteca Senador Lourival Baptista. 

 

A primeira ação do dia foi a Oficina de Escrita Criativa “Palavras são Passarinhos”, facilitada pelo estagiário da biblioteca que também é formado em Letras - Português e é estudante de biblioteconomia, Kaio Ribeiro. Nela, ele explicou o que é esse tipo de escrita, além de dar algumas dicas para exames como ENEM e apresentou um pouco sobre o gênero conto para os alunos do 3º ano do Colégio Estadual Dep. Elísio Carmelo. 

 

“Essa oficina recebeu esse nome justamente para dar vazão a esses sentimentos que estão aprisionados, essa vontade de dizer aquilo que não conseguimos e é através da escrita que vemos muito disso, de colocar a angústia guardada para fora, por isso a escrita é a principal fórmula de expressar tudo o que está preso”, disse o facilitador. 

 

Kaio Ribeiro, estagiário e facilitador da oficina

 

 

Rafaela Pereira, que é coordenadora das bibliotecas, conta que é gratificante ter uma Prefeitura que abraça o desenvolvimento das bibliotecas na cidade. “Muitos pensam que ao longo do tempo a biblioteca tem perdido a sua importância devido ao avanço tecnológico ou outras coisas, mas o livro nunca vai perder o valor que tem de transformar, de fazer com que a pessoa viaje e transforme sua própria vida através de relatos de experiências que ocorrem no próprio livro. E isso é muito gratificante”, disse. 

 

Rafaela Pereira, coordenadora das bibliotecas

 

Para Suzana Alves, professora de português do Elísio Carmelo, a Prefeitura está de parabéns em estimular a questão da leitura. “Com essa ação diferenciada, isso mostra que a aula não é somente numa sala de aula, mas também pode ser dentro de uma biblioteca, que inclusive está sendo a primeira visita de alguns alunos que não a conheciam, e agora com esse incentivo isso vai trazê-los nessa busca pelo conhecimento”, explicou.

 

Suzana Alves, professora

 

Opinião dos alunos

 

David André, aluno do 3º ano do Elísio Carmelo, conta que conheceu a biblioteca pela primeira vez e elogiou a atividade. “Sou novo na cidade, então agora espero vir mais vezes. Eu achei bem interessante essa oficina particularmente por gostar muito de escrever, é uma atividade que curto bastante”, acrescentou. 

 

David André, aluno

 

A aluna do 3º ano, Stefany Rezende, revelou que vai para a biblioteca municipal há mais de 5 anos e que sempre lê algum livro. “Foi muito bacana sair um pouco da rotina de ficar só na sala de aula e poder vir aqui, ter mais desse contato com a biblioteca, é bem legal”, comentou. 

 

Stefany Rezende, aluna

 

Ylan de Oliveira, aluno do 3º ano, diz que sempre costuma visitar a biblioteca e que gosta de ler romances brasileiros e estrangeiros. “Foi uma dinâmica inovadora porque tratou de um assunto muito bom que é o conto, entender mais sobre e vai ser algo que vamos usar para vida inteira”, concluiu.

 

Ylan de Oliveira, aluno

 

Confira a Programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

24/10 - Biblioterapia e Musicoterapia às 14h

25/10 - Oficina de Escrita Criativa “Palavras são Passarinhos” das 10h às 11h

25/10 - Flores no Rio: a força feminina nas águas do manguezal às 14h

26/10 - Reunião do Clube da Leitura às 10h

26/10 - Contação de Histórias com Academia Sergipana de Contadores de Histórias às 14h

27/10 - Encontro com os escritores com a Academia Sancristovense de Letras e Artes às 14h

 

Todas as atividades acontecerão na Biblioteca Lourival Baptista, localizada na Praça São Francisco, Centro Histórico.

 

 

Fotos: Heitor Xavier