Obras nas Academias da Saúde seguem em ritmo acelerado

12/08/2020 - 15:48 Atualizado há 1 dia



Na perspectiva de garantir cada vez mais instrumentos que melhorem a qualidade de vida da população, a Prefeitura de São Cristóvão está dando continuidade às obras de construção das Academias de Saúde. Localizadas nos bairros Rosa Maria e Lourival Baptista, as duas construções estão orçadas em cerca de R$ 260 mil, com recursos provenientes do Ministério da Saúde, com contrapartida do município também.

 

Na academia do bairro Lourival Baptista, boa parte dos equipamentos já foram instalados. “A obra já está avançada e no momento as equipes estão atuando no processo de instalação dos meios-fios”, explica a engenheira da Secretaria de Saúde, Gabriella Pereira . Segundo ela, na academia do Rosa Maria as obras também estão em bom ritmo de execução.

 

Leila França, arquiteta, e Gabriella Pereira, engenheira

 

De acordo com a arquiteta da Secretaria de Saúde, Leila França, o projeto das academias previa a instalação de ambas em locais mais carentes de infraestrutura, a exemplo de terrenos abandonados, com pouca iluminação e que eram subutilizados. “Depois de inauguradas, além do espaço físico, as academias serão também locais de promoção à saúde, juntamente, com as unidades básicas de saúde a elas vinculadas”, disse.

 

Boa parte dos equipamentos já foram instalados

 

Os espaços contarão com área de convivência, área de atividade física com equipamentos, banheiros adaptados, e depósito. Nestes locais, a população poderá desenvolver práticas corporais e atividades físicas; produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; práticas integrativas e complementares; atividades artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão; e mobilização da comunidade.

 

A instalação das Academias da Saúde está em consonância com a proposta de reestruturação dos serviços de saúde, como: construção, ampliação e reformas de UBS, contratação de mais profissionais de saúde, no incentivo à prevenção de doenças e promoção da saúde por meio da prática de atividades físicas.

 

 

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier