Obra de revitalização do Ginásio do bairro Lourival Batista entra em fase final com mais de R$1 milhão investidos

16/11/2022 - 18:33 Atualizado há 2 horas

Inaugurado na década de 1970, o Ginásio de Esportes do bairro Lourival Batista, já foi tradição em competições esportivas, eventos sociais e artísticos. Hoje, o espaço de 1024 m² está na reta final de uma grande obra realizada pela Prefeitura, cujo investimento total que ultrapassa R$ 1 milhão de reais provenientes de emendas federais e recursos próprios do município.

Dentre as principais mudanças que os moradores encontrarão no Ginásio, pode-se destacar o nome do local, que será Gevaldo Costa Pereira, em homenagem a um sancristovense que ao dedicar parte da sua vida à organização do ginásio, ficou conhecido como “Gevaldo da Quadra”. Além do nome, a população vai usufruir dos novos banheiros, com acessibilidade; área reservada para pessoas que usam cadeira de rodas; vestiários; piso de alta resistência; soleiras; forros de PVC e aplicação de brises de alumínio, para que seja reduzida a entrada de raios solares e garanta uma boa ventilação e luz natural aos usuários.

De acordo com Julio Nascimento Júnior, secretário municipal de Infraestrutura (Seminfra), neste momento resta apenas alguns detalhes para que logo menos a população usufrua de todas as potencialidades deste ambiente. “É um equipamento que sempre foi muito demandado pela população, tanto da Cidade Alta como na Cidade Baixa, além de outros bairros. Por isso a nossa preocupação com o resultado de qualidade deste local que ficou por tanto tempo parado”, enfatiza.

Julio Nascimento Júnior, secretário da Seminfra

O secretário mencionou as mudanças realizadas para adequar o ginásio esportivo às necessidades da população. “Fizemos algumas alterações, inclusive acrescentando itens que não constavam no projeto original, a exemplo dos banheiros para a torcida, que foram construídos pensando na necessidade da população. Será um espaço totalmente inclusivo, para que pessoas com deficiência estejam presentes e usufruam com todo conforto. Ou seja, este equipamento já está muito diferente do que era antes e eu acredito que a população vai gostar bastante do resultado”, afirmou o secretário.

A gratidão dos moradores e a esperança no esporte

Grazi de Jesus Matos, vendedora, mora há 27 anos no entorno da quadra e está entusiasmada com a obra, principalmente pelas possibilidades que este espaço trará para os jovens da cidade. “Eu usei muito essa quadra na época da escola. Nós vínhamos algumas vezes por semana para competições e treinos. Hoje a minha felicidade é saber que a minha filha e os meus sobrinhos vão freqüentar este local com uma infraestrutura muitos superior a que eu utilizei. O esporte é muito importante para a juventude e um lugar como esse só nos traz esperança para um futuro melhor. A gestão está de parabéns por revitalizar não somente a quadra, mas a cidade inteira”, afirmou.

Grazi de Jesus Matos, vendedora

O motorista Junior Lima mora em frente ao Ginásio Esportivo há mais de 30 anos. Atleta, entusiasta do vôlei, relatou a sua felicidade com a homenagem feita ao conhecido “Gevaldo da Quadra” e mencionou que “esta obra vai estimular os jovens a seguirem o exemplo dos grandes nomes do esporte sancristovense, a exemplo de Duda Lisboa e outros tantos colegas que levam o nome da cidade em torneios pelo Brasil. Outra felicidade é ver um conhecido ser homenageado. Gevaldo esteve presente neste local cuidando e zelando para que a população pudesse utilizar. Uma pena que ele não acompanhou essa transformação que com certeza vai mudar a realidade de muitos jovens, porque o esporte é vida”, declarou.

Junior Lima, motorista

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier