Número de casos novos de Covid-19 em São Cristóvão apresenta estabilização apesar de continuar elevado

06/08/2020 - 14:52 Atualizado há 2 dias

Em São Cristóvão, a análise da taxa de incidência a cada 10.000 habitantes e da média móvel semanal mostrou uma estabilização no número de casos novos da Covid-19 nas últimas três semanas, mas ainda é considerada elevada. A análise feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que houve registros de discretas reduções na curva epidemiológica desde a última semana de junho.

O gráfico é composto com informações coletadas desde 15 de abril, data quando foi registrado o primeiro caso no município, até o dia 02 de agosto. Ele ainda aponta a época do pico da doença na cidade (junho) e o declínio lento do número de casos por semana. Confira o gráfico abaixo.

Segundo José Marcos de Jesus, enfermeiro epidemiologista e integrante do Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão (COE), os dados sinalizam a necessidade de melhorias nas medidas de proteção ao contágio do novo coronavírus, para que seja observada uma redução cada vez mais significativa na curva epidemiológica do vírus no município. “Apesar da recente flexibilização comercial em nível estadual, os cuidados básicos para evitar a disseminação do vírus devem ser mantidos. É necessário que a população reforce as medidas de distanciamento/isolamento social, usem máscaras e evitem aglomerações”, explica.

Cálculo

Explica-se que a taxa de incidência semanal foi calculada da seguinte forma: total de casos novos da semana ÷ população de São Cristóvão (90.072, segundo estimativas do IBGE para 2019) x 10.000. A média de casos novos da semana, por sua vez, foi calculada a partir do somatório de todos os casos novos da semana ÷ total de dias da semana.

A observação periódica destes indicadores torna-se essencial para um acompanhamento efetivo da evolução epidemiológica da pandemia.