Núcleo de Práticas Jurídicas fecha primeiro semestre com 226 atendimentos realizados

09/08/2021 - 15:47 Atualizado há 5 horas

O Núcleo de Práticas Jurídicas de São Cristóvão, que oferta serviços jurídicos para a população vulnerável, e funciona através de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), finalizou o primeiro semestre de 2021 com a marca de 226 atendimentos. Dentre os serviços mais procurados, estão os de pensão alimentícia, guarda compartilhada e unilateral, divórcio, partilha de bens e averiguação de paternidade.

De acordo com o relatório liberado pelo órgão, dos 226 atendimentos que foram realizados nos primeiros seis meses deste ano, 139 processos foram julgados e outros 88 estão em trâmite. Para Lucianne Rocha, secretária municipal de assistência social e do trabalho, o Núcleo de Práticas Jurídicas é um ganho para o município, já que consegue ofertar assistência jurídica e garantir os direitos para uma população que está mais vulnerável e que necessita dessa assistência. "Nós temos dois advogados do município disponíveis, já que de fato é um equipamento que faz a defesa técnica no processo, e não apenas a orientação. Atualmente ele está associado conosco justamente por atuar na garantia dos direitos de quem mais precisa”, explicou a secretaria.

Segundo Bruno Ramos, advogado do Núcleo, as ações desenvolvidas pelos profissionais são mais rápidas e eficazes do que se fossem realizadas através de uma Defensoria Pública. “Temos acesso a várias demandas que se fossem tomadas pela Defensoria, levaria um tempo maior do que o nosso. Eu acredito que o nosso trabalho é responsável por transformar a vida das pessoas, deixando tudo mais fácil para quem precisa”, disse Bruno.

“Conseguimos aumentar o número de comunidades que nos procuram. O que antes ficava restrito às pessoas das regiões mais centrais, agora percebemos que está se espalhando cada vez mais. Tanto de povoados quanto de bairros mais distantes, estamos chegando para quem mora nessas localidades”, finalizou Bruno Ramos.

O Núcleo de Práticas Jurídicas está localizado temporariamente na rua Cel. Erundino Prado, n° 55 - Centro, e funciona das 08h às 14h. Para entrar em contato e saber mais, utilize o (79) 99679-2333.

Fotos: Dani Santos e arquivo pessoal.