Novos pontos de iluminação LED garantem mais conforto e segurança aos moradores de São Cristóvão

21/03/2022 - 18:51 Atualizado há 16 horas

Moradores de diversos bairros de São Cristóvão agradecem à gestão pelos serviços de iluminação realizados pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb). As ações foram realizadas no Loteamento Novo Horizonte, cujo serviço total ficará orçado em aproximadamente R$153 mil, assim como foram investidos quase R$ 41 mil em duas travessas do bairro Romualdo Prado e quase R$ 30 mil em rua do bairro Rosa do Oeste.

Para o engenheiro eletricista da Semsurb, Bruno da Hora, as ações que mais fazem valer o trabalho da gestão são aquelas que transformam vidas. “No Loteamento Novo Horizonte, por exemplo, a iluminação foi instalada do zero. Não havia iluminação regular e o que restava era a escuridão e os transtornos. Hoje eles agradecem por terem iluminação regular e fornecimento de energia. O município realizou a primeira etapa, com a instalação de 17 pontos de iluminação e instalou uma nova rede de baixa tensão”, explicou.

Bruno da Hora, engenheiro eletricista da Semsurb

A segunda etapa do loteamento Novo Horizonte será realizada com a instalação de mais 14 novos pontos de iluminação com luminárias LED, onde serão investidos exatamente R$ 13.116,88. Bruno explica que ao todo serão 31 novos pontos de iluminação nesta localidade e afirma que os serviços não param por aí, pois além das instalações, há as substituições das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED, como ocorreu nas Travessa 01 e 02 do Bairro Romualdo Prado e na Rua R2, no bairro Rosa do Oeste, local em que foram substituídas 28 luminárias em braços direitos de dois e três metros, além de nove refletores.

Iluminação, qualidade de vida, segurança e gratidão

Para os moradores, a unanimidade é ter a iluminação pública como sinônimo de respeito à segurança e à qualidade de vida de todos. O aposentado Miguel Santana Soares, por exemplo, enfatiza que está muito feliz pela gestão ter compreendido a necessidade do povo do Loteamento Novo Horizonte. “Essa rua agora melhorou bastante porque estávamos na escuridão e eu gostaria de agradecer por essas melhorias que nos foi feita. Na escuridão tudo é possível e hoje seguimos mais aliviados”, destacou.

Miguel Santana Soare, aposentado e morador do Lotemento Novo Horizonte

Morador do Loteamento Novo Horizonte há quatro anos, o caseiro José dos Santos diz que esta é a primeira vez que ele sente que mora na cidade. “Sou muito grato ao prefeito por ter feito por nós o que nenhum se interessou em fazer. As promessas de campanha foram cumpridas e hoje eu tenho a certeza de que mais melhorias virão, porque sinto confiança nessa gestão. Hoje a população pega os ônibus à noite sem medo de chegar em casa. Fomos olhados pela primeira vez e isso não tem preço”, afirmou.

José dos Santos, caseiro e morador do Loteamento Novo Horizonte

Mário Minervino dos Santos é carpinteiro, morador do Loteamento Novo Horizonte e concorda com José dos Santos quando o assunto é agradecer pelo que foi feito e confiar nas melhorias que virão. “Eu fico agradecido porque o que foi prometido está aqui e todo mundo está vendo. Saímos da escuridão e estamos 100% satisfeitos com o serviço feito e sei que essa é só um degrau de todas as transformações que vamos presenciar”, enfatizou.

Mário Minervino dos Santos é carpinteiro, morador do Loteamento Novo Horizonte

Para a técnica de enfermagem, Brenda Chirley, moradora da Travessa São João, no bairro Romualdo Prado, sem a iluminação a população vivia amedrontada e vulnerável. “O serviço que a Prefeitura vem prestando é de suma importância porque impacta em nossa segurança. Já presenciamos muitos assaltos e em grande parte das vezes ocorrem em ambientes mais ermos. Hoje fico tranquila por transitar em minha rua, no entorno dela e por ver meu filho e outras crianças brincando na claridade. Outro detalhe é que a lâmpada LED não queima com facilidade, por isso agradecemos pelo serviço e pela qualidade com que foi executado”.

Brenda Chirley, técnica de enfermagem, moradora da Travessa São João, no bairro Romualdo Prado

Fotos: Dani Santos