Novo guia de isolamento domiciliar é disponibilizado à população

26/11/2020 - 17:27 Atualizado há 1 dia

O Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão (COE) publicou um guia de isolamento domiciliar, com orientações atualizadas sobre como realizar o isolamento em casa no atual contexto da pandemia covid-19.  As orientações são direcionadas para pessoas com casos confirmados da doença, para casos suspeitos, para membros da família que residem com caso suspeito e/ou confirmado e para pessoas que estiveram em contato próximo com um caso confirmado durante o período de transmissibilidade viral (02 dias antes e 10 dias após a data de início dos sintomas).

O isolamento tem como objetivo evitar a propagação do novo corona vírus e trata-se de uma medida prioritariamente realizada em domicílio, mas conforme o estado clínico de cada paciente, pode-se haver a necessidade de transferência para o ambiente hospitalar.

A duração do isolamento domiciliar deve ser de 10 dias para casos confirmados e suspeitos da Covid-19, bem como para seus contatos próximos, sejam domiciliares e/ou da comunidade. O isolamento domiciliar poderá ser suspenso quando estes indivíduos passarem pelo menos as últimas 24 horas destes 10 dias com ausência de febre sem a utilização de medicamentos antitérmicos e sem quaisquer sintomas respiratórios.

“O Guia de Isolamento Domiciliar é um documento importante para pessoas com suspeita ou confirmação da COVID-19 e para seus contatos próximos, uma vez que orienta sobre como deverão cumprir adequadamente o isolamento em domicílio para evitar a propagação do novo coronavírus enquanto estiverem no período de transmissibilidade/em monitoramento. A Secretaria de Saúde publicou uma nova versão que traz as atualizações sobre Isolamento Domiciliar do Ministério da Saúde e acréscimos de alguns tópicos pertinentes para esse período”, afirma o Gerente de Epidemiologia e Informação em Saúde e integrante do Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão, José Marcos Santos.

José Marcos, Gerente de Epidemiologia e Informação em Saúde

Entre as orientações do protocolo estão a necessidade de destinar um quarto/cômodo com janela e um banheiro para uso exclusivos de pessoas com casos confirmados ou suspeitos. Além disso, o guia descreve como deve ser a rotina de quem está em isolamento, desde orientações de higiene, cuidados com animais domésticos e também com a preservação da saúde mental do indivíduo isolado.

“Precisamos reforçar os cuidados em saúde mental, uma vez que o período de isolamento é um momento de incerteza que pode trazer como conseqüência ansiedade, angústia, raiva, stress e sintomas depressivos. Por isso, criamos um serviço de plantão psicológico que funciona de segunda a quinta-feira de 8h às 16h pelo telefone (79) 9 9842-6841 para acolher de maneira qualificada as pessoas que necessitarem de um suporte emocional nesse período de isolamento domiciliar”, afirmou a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da secretaria de saúde de São Cristóvão, Stefanie Vieira.

Número do Plantão Psicológico disponível para quem necessitar de suporte emocional com psicólogos da rede de saúde de São Cristóvão

As recomendações também buscam oferecer alternativas para melhor aproveitar o tempo em casa, como sugestões de cursos on-line gratuitos, indicações de visita virtual a museus, promoções de streaming, entre outros.

É importante lembrar que o isolamento domiciliar é uma medida compulsória, ou seja, de caráter obrigatório e seu descumprimento pode implicar medidas legais junto ao Ministério Público e órgãos policiais, pois este descumprimento envolve riscos à saúde de toda a população.

O Guia de Isolamento Domiciliar completo está disponível no portal da prefeitura de São Cristóvão, na área covid-19, na aba ações de enfrentamento: https://transparencia.saocristovao.se.gov.br/covid19 Em caso de dúvidas sobre a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe do número (79) 99883-6201 para contato.

Ilustração: g1