Novo coronavírus: Bairro Eduardo Gomes ultrapassa 100 casos confirmados

02/06/2020 - 12:42 Atualizado há 9 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica 26 novos casos confirmados e duas altas do internamento no boletim da última segunda-feira, 1º. O Eduardo Gomes é o bairro com mais casos positivo, totalizando 108 pessoas e uma diferença de 67 casos para o Rosa Maria.

O consultor José Marcos de Jesus Santos explica o alto número de casos positivos neste bairro. "Isso se deve ao fato de, por limitações na oferta de uma abrangência adequada/proporcional/estratificada de testagem, não realiza-se a mesma quantidade proporcional/relativa de testes em todos os bairros do município, considerando o total de habitantes das respectivas áreas. Nesse sentido, infere-se que o maior número de casos confirmados no bairro Eduardo Gomes, por exemplo, ocorreu devido a maior quantidade de testes que foram realizados naquela população, haja vista que, somente pela pesquisa da UFS, a qual foi realizada unicamente na feira deste bairro, foram identificados 66 casos positivos, sendo maioria morador do Eduardo - dentre outros possíveis vieses.", explica.

Ainda de acordo com José Marcos, a prevenção contra o COVID-19 deve ser realizada por toda a população independente da área ou bairro em que mora. "Reforço que o cuidado com o novo coronavírus deve ser de interesse de todos os munícipes, independente do bairro em que reside. Ademais, desde 20 de março ficou declarado, por meio da Portaria 454 do Ministério da Saúde, a transmissão comunitária deste vírus em todo o território nacional, tornando assim necessária à todos atenção às recomendações de prevenção de contágio do SARS-CoV 2 (vírus causador da COVID-19).", alerta.

O processo de diagnóstico e vigilância da Covid-19 é constante e os dados são atualizados diariamente. É importante seguir as medidas de prevenção e controle que visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e, assim, diminuir a velocidade da progressão da epidemia, são elas: etiqueta respiratória, ficar em casa e sair só se for extremamente necessário, evitar aglomerações, utilizar máscaras e higienizar frequentemente as mãos. Em caso de dúvidas, casos suspeitos e orientações, entre em contato com Whatsapp do Coronavírus (99883-6201).