“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” é o tema do Maio Amarelo 2021

27/04/2021 - 15:45 Atualizado há 16 horas

A campanha nacional Maio Amarelo vem reiterar o papel de condutores e pedestres dentro do Sistema Nacional de Trânsito, e traz o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” como foco das atividades que serão desenvolvidas no próximo mês. A estimativa é que a mobilização que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Cristóvão está preparando leve informações sobre o assunto para mais de 1.200 pessoas.

Depois de um ano todo modificado por conta da pandemia do novo coronavírus, a Campanha Maio Amarelo focará na relação cordial entre motoritas/pilotos e os demais cidadãos, como preconiza assim o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ou seja, o cotidiano entre quem dirige (e pilota) precisa estar cada vez mais conectado ao do transeunte que usa as vias públicas. Ambos devem respeitar as diretrizes do Sistema Nacional de Trânsito, se responsabilizando por suas respectivas condutas.

De acordo com o coordenador de educação para o trânsito da SMTT, Cláudio Farias da Paixão, o trabalho será para educar ou reeducar as pessoas sobre o papel delas no trânsito. “Tanto o motorista quanto o pedestre tem um lado, e precisa cada um se responsabilizar por tal. O pedestre, normalmente, esquece suas obrigações, como passar na faixa, enquanto o condutor burla sinais, não usa cinto de segurança, entre outros pontos. Nós vamos enfatizar esses detalhes durante a campanha em nossa cidade”, explicou.

Segundo Cláudio, a intenção é centrar as ações do Maio Amarelo em blitz educativas, mantendo o distanciamento social indicado pelos órgãos de saúde pública. “Vamos aos espaços públicos passar informações à população através de faixas e material gráfico educativo, já nas blitz vamos conversar com os condutores sobre suas responsabilidades mantendo a distância de segurança necessária. A SMTT também participará das feiras municipais, levando informação através de carro de som”, revelou o coordenador de educação para o trânsito.

O superintendente da SMTT de São Cristóvão, Nilton José dos Santos explicou que já no início do mês, a equipe participará de um evento estadual em prol da campanha. “Participaremos junto às demais SMTT do estado de uma ação em Aracaju marcando a data. Reduziremos o número de nosso pessoal nesse evento, devido à covid-19, mas estaremos marcando espaço se somando aos demais colegas. As ações da SMTT muitas vezes são feitas em parceria, o que reforça nosso trabalho de educar os cidadãos de nossa cidade”, disse.

Programa Maio Amarelo São Cristóvão 2021

03/05 - Abertura do Maio Amarelo 2021 (em parceria com o Detran/SE).
05/05 - Exposição com faixas alusivas ao Maio Amarelo e serviços de som.
08/05 - Exposição com faixas alusivas ao Maio Amarelo e serviços de som.
11/05 - Ação na faixa de pedestre.
21/05 - Ação na faixa de pedestre.
26/05 - Ação online com escola pública.
27/05 - Exposição com faixas alusivas ao Maio Amarelo e serviços de som.
28/05 - Ação no terminal do campus Universitário.

*Programação sujeita à alteração.