Mutirão de saúde e palestra sobre violência contra a mulher são realizados no Assentamento Emília Maria em São Cristóvão

19/08/2021 - 18:10 Atualizado há 3 horas



Equipes de saúde de São Cristóvão realizaram na manhã de hoje (19) a oferta de diversos serviços de saúde no Assentamento Emília Maria, Zona Rural do município. Segundo Juliana Silveira, Referência Técnica de Saúde da Mulher, esta ação é uma resposta a um dignóstico situacional realizado neste mês junto com a Secretaria municipal de Meio ambiente. “As mulheres ressaltaram a necessidade de ações referentes à saúde da mulher e trouxemos hoje os exames de lâmina, testes rápidos de IST (HIV, Hepatite B, C e Sífilis), a vacinação contra a covid-19 e também a vacina contra a Influenza”, afirmou ela.

 

 

 

 

Em alusão ao mês de enfrentamento à violência contra as mulheres (agosto lilás), houve também uma palestra à comunidade sobre a importância da Lei Maria da Penha, que completa 15 anos este ano. “Trouxemos uma palestra em parceria com a assistência social sobre violência contra a mulher já que estamos no agosto lilás. A gente reforça a necessidade de falar sobre violência visto que é uma ocorrência que é grave para desfechos ruins, então precisamos cada vez mais conversar sobre isso”, enfatiza Juliana Silveira.

 

 

 

 

 

A palestra reforçou que os esclarecimentos dados servem também para que as mulheres não se sintam sós. “As mulheres devem saber que elas têm tanto o acompanhamento jurídico como assistencial para qualquer situação que elas estejam vivenciando. Aqui vários homens participaram e mostraram consciência que não podemos viver a base de violência. Espero que esse esclarecimento tenha sido proveitoso para todos, para que todos tenham a segurança de que podem contar com nossa estrutura”, afirmou Jaqueline Almeida, assessora jurídica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 

 

 

 

Para Kari Oliveira, representante da saúde do Assentamento Emília Maria, a ação com foco na saúde foi um verdadeiro presente. “Receber o pessoal da saúde aqui é um presente, pois aqui temos um povo muito carente e com uma dificuldade muito grande de transporte, de consulta, então esse trabalho inclusive da vacinação é ótimo. Graças a Deus eles vêm para nos ajudar dando acesso ao SUS, que é muito importante. Como eles trabalham direito, não temos o que reclamar”, afirmou  a representante.

 

 

Kari Oliveira, representante da saúde do Assentamento Emília Maria

 

 

Já Adjane Saiala, 27 anos, relatou que ações como essa facilitam muito a vida da comunidade. “Aqui é muito complicado irmos ao posto de saúde, então é excelente eles virem para cá. Hoje vou tomar vacina da covid-19, uma emoção muito grande. Além disso, aprendi hoje com a palestra sobre violência, e que o homem não pode bater na mulher, ele tem de ser companheiro, dar amor, carinho e respeito”, afirmou.

 

 

Adjane Saiala, 27 anos

 

 

Fotos: Heitor Xavier