Município de São Cristóvão recebe nova creche como contrapartida de construtora

14/10/2022 - 16:23 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão recebeu oficialmente nesta sexta-feira (14), as chaves da Creche professora Ducilene Teixeira Almeida, o novo equipamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fruto de contrapartida com a Laredo Urbanizadora. O empreendimento é localizado no bairro Tijuquinha, tem capacidade para atender 80 crianças, foi construído com o investimento que ultrapassa R$ 1 milhão de reais e dentro dos padrões especificados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Creche Ducilene Teixeira Almeida

O prefeito Marcos Santana, relembrou as conquistas da educação ao longo da gestão e mencionou a importância da nova creche para o município. “Este é o tipo de empreendimento que nos alegra em receber, dentro de um loteamento de grande dimensão, pois logo teremos neste espaço quase cinco mil pessoas morando. Eu só tenho a agradecer por mais uma creche em nosso município, toda dentro da legalidade e atendendo aos padrões de qualidade que estabelecemos em nossas escolas, tanto de infraestrutura, quando de ensino e aprendizagem. Que venham outros empreendimentos dentro da decência, honradez e lealdade com que este foi realizado”, disse.

Marcos Santana, prefeito

Para Jorge Machado, presidente da Laredo, esta parceria público-privada é de suma importância para as famílias do loteamento e adjacências, sobretudo para as crianças. “Entregamos à Prefeitura e consequentemente à comunidade, uma creche que segue os padrões exigidos pelo Ministério da Educação, de indiscutível importância para as crianças, que são o nosso futuro. Trata-se de uma área de 600 mil m², com a exigência de uma terraplanagem extremamente complexa, pois aqui está a jusante do Rio Poxim, então, desenvolver um projeto dessa escala, em parceria com a iniciativa pública, é motivo de felicidade. Que muitas histórias sejam contadas nessa creche e nesse novo loteameto que nasce”, explicou.

Jorge Machado, presidente da Laredo

A secretária da Semed, Deise Barroso, explicou que a entrega da creche significa o fortalecimento da educação e apontou que o aprendizado deve ser uma preocupação desde essa fase inicial da vida.  “Já vínhamos dialogando sobre esta parceria desde 2019, quando foi levada a planta pra a secretaria e nós adequamos de acordo as normas do FNDE. Esta é uma creche que nos motiva ainda na realização de um trabalho bonito, com a utilização plena das salas amplas, com a aplicação de um mobiliário adequado para garantir conforto e qualidade às crianças, além de garantirmos o principal à comunidade, que é o direito de aprender”, enfatizou.

Deise Barroso, secretária da Semed

O secretário municipal de Infraestutura (Seminfra), Júlio Nascimento Júnior, esteve presente na ocasião e destacou a felicidade por fazer parte do processo de negociação desta contrapartida. “A Seminfra participou do processo de licenciamento e fornecimento do alvará de construção do loteamento Porto Poxim, no bairro Tijuquinha, além da participação no processo de negociação desta importante contrapartida, que foi a construção da creche, porque entendemos a sua importância para atender as demandas da sociedade, principalmente na área de educação”, frisou o secretário.

Júlio Nascimento Júnior, Seminfra

Fotos: Dani Santos