Moradores do Eduardo Gomes prestigiam programação natalina realizada pela Prefeitura

20/12/2021 - 14:55 Atualizado há 5 dias

O clima natalino já tomou conta da Cidade Mãe de Sergipe. Além da iluminação decorativa que se destaca em alguns pontos do centro histórico, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), organizou uma programação especial que vem acontecendo desde o dia 17 e vai até o dia 26 deste mês. Nesse sábado (18), por exemplo, a paróquia Nossa Senhora do Loreto, no Eduardo Gomes, foi palco de apresentações, com a participação do Coral 20ª Voz, formado por servidores da Justiça do Trabalho e do Auto de Natal, com o espetáculo O Grande Circo do Mundo, do Coletivo Teatro de Mala.

O prefeito prestigiou o evento e destacou o papel da arte como elemento transformador de vidas. “A ideia é que os eventos artísticos sejam ampliados, para o alcance de um público que nunca assistiu a um coral ou que nunca teve oportunidade de ir a um teatro. Embora não possamos avançar por conta da pandemia, aproveitamos o período natalino para levar apresentações artísticas com um objetivo para além do espírito natalino, mas como um estímulo para a formação de uma plateia crítica ou, quem sabe, como uma inspiração para a formação de novos artistas locais”, explicou.

Marcos Santana, prefeito

De acordo com Cristina Alves, coordenadora do Coral 20º Voz, o fato de todos estarem vacinados foi um fator decisivo para aceitarem o convite da prefeitura. “Sempre procuramos levar a música às pessoas, mas desde o início da pandemia, essa é a nossa primeira apresentação. Já que estamos todos vacinados, aceitamos o convite e estamos satisfeitos pela oportunidade de trazer mais amor, mais fraternidade e aquecer os corações das pessoas, principalmente nesse momento em que estamos precisando de tanta esperança”, enfatizou.

Cristina Alves, coordenadora do Coral 20ª Voz

O grupo teatral atraiu um público de todas as idades e atento às mensagens transmitidas pela narrativa do espetáculo. Segundo Ewertton Nunes, ator e diretor do grupo, “O Grande Circo do Mundo é uma releitura do nascimento de Jesus, contada através de uma linguagem adaptada para o universo do circo. Trata-se de um espetáculo poético, cuja ideia é trabalhar essa poesia das imagens, da musicalidade, no intuito de trazer uma reflexão de final de ano que seja positiva para as pessoas. Conseguimos uma interação linda com adultos, crianças, idosos, em praça pública e agradecemos imensamente à prefeitura, que apostou em nosso trabalho e foi lindo”, destacou.

Ewertton Nunes, ator e diretor do Coletivo Teatro de Mala

A população prestigia e agradece a oportunidade

Quando o assunto é enxergar a arte como um alento nesse período de pandemia, a resposta dos entrevistados foi unânime. A comerciante Ilma Rocha Santana, moradora da cidade, conta que não hesitou em ir à missa quando soube das apresentações. “Quando eu soube que além da homenagem à Mãe Rainha, iria ter música e teatro, não pensei duas vezes e compareci. Não tem preço a alegria que essas apresentações trazem para nós, principalmente nesse tempo de pandemia. Essa programação representa um momento diferente de tudo que temos no dia a dia”, disse a moradora.

Ilma Rocha Santana, comerciante

Ariosvaldo dos Santos Conceição, professor, considera o Natal como uma data muito importante e se diz encantado com todas as atividades que fazem alusão ao período. “Mesmo vivendo uma pandemia, me sinto agradecido por poder prestigiar esse momento. A prefeitura está de parabéns pela oportunidade e beleza de tudo o que estamos vendo aqui”, pontuou.

Ariosvaldo dos Santos Conceição, professor

Flávia Roberta de Oliveira, também professora, compactua da mesma opinião quando diz que “ver e viver essa magia do natal é muito importante nesse tempo difícil que a gente está vivendo, em que muitos perderam pessoas queridas, da família ou amigos. Então sou muito grata por esse momento na praça, que faz reavivar o Natal, que tanto nos traz esperança, alegria e nos dá forças apesar das dificuldades”, explicou.

Flávia Roberta de Oliveira, professora

Espetáculo O Grande Circo do Mundo, do Coeltivo Teatro de Mala

Coral 20ª Voz

Programação

Na quarta (22), às 18h30, na Praça São Francisco, acontecerá a apresentação do coral da DESO, do SINDIPEMA, Lira sancristovense e projeção mapeada (mapping). Já no dia 26, às 17h, ocorre o ensaio Aberto de Grupos Tradicionais com o Reisado da Paz.  E finalizando a programação, dia 31, acontece no bairro Divinéia e na Praça do Loreto o show pirotécnico.