Meningite: público de 11 a 12 anos poderá se vacinar nas UBS de São Cristóvão

09/07/2020 - 12:29 Atualizado há 1 dia

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Cristóvão já estão disponibilizando as doses da vacina ACWY, que protege crianças e adolescentes entre 11 e 12 anos de quatro tipos de meningite. Com a implantação da nova vacina, a vacina meningocócica C ficará disponível para aplicação somente no esquema da criança.

De acordo com a gerente de imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Juscimara Cristina dos Santos, a nova vacina passa a integrar o calendário vacinal dos adolescentes com idades entre 11 a 12 anos, estando disponíveis nas unidades de saúde durante todo ano.

Segundo ela, a vacina conjugada quadrivalente ajuda a proteger contra quatro tipos de meningite, sendo eles: A, C, W e Y. Já a meningocócica C (conjugada) é integrada na rotina para crianças menores de cinco anos e que ajuda a proteger contra o tipo C da doença.

A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação, por isso, a gerente alerta que os pais devem ficar atentos a caderneta de vacinação dos filhos. “Com a pandemia do novo coronavírus, muitos pais estão deixando de levar os filhos nas unidades de saúde. É importante que eles se atentem que outras doenças transmissíveis, como a meningite, continuam circulando, por isso é fundamental que eles procurem as unidades para que seus filhos se vacinem, sem deixar de adotar as medidas de precaução contra a Covid-19”, ressalta a gerente de imunização.

A vacinação ocorrerá de acordo com o cronograma de cada unidade de saúde. Clique aqui e confira o horário de funcionamento das UBS.

A doença

A doença meningocócica é uma doença infecciosa causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode evoluir para meningite ou outras doenças e infecções graves que podem levar à morte em até 24 horas.
Os sintomas mais comuns da meningite são pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça, irritabilidade, falta de apetite e vômito. A doença meningocócica pode afetar pessoas de qualquer idade, mas afeta principalmente crianças e adolescentes.

Foto: Heitor Xavier