Mais dez comunidades do município serão beneficiadas com poços do programa “Águas de São Cristóvão”

19/05/2022 - 16:43 Atualizado há 14 horas

O programa “Águas de São Cristóvão” segue garantindo abastecimento regular e água de qualidade para as comunidades que fazem parte do território da Cidade Mãe de Sergipe. Para este ano, a iniciativa da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai beneficiar pelo menos dez localidades do município com novos poços tubulares.

“Nós já perfuramos sete poços nessa segunda etapa do programa Águas de São Cristóvão. Contemplamos o Parque Santa Rita, Alto do Bernardo, Batista, Emília Maria, Caípe Novo, Lauro Rocha e Gravatá, e ainda iremos fazer no povoado Cascalheiras, Aldeia de Cima e Alto do Cristo. Destes sete poços perfurados, cinco já estão ligados, ou seja, a Energisa já veio, fez a ligação e neste momento nós estamos fazendo a rede de abastecimento, que é mais uma etapa desse processo”, explicou o diretor-presidente do SAAE, Carlos Melo.

Carlos Melo, diretor-presidente do SAAE

Além da instalação dos 10 poços tubulares, serão 10 mil metros de rede implantados e a previsão é que todo esse serviço seja concluído em um prazo de 120 dias. Para estas ações, investimento realizado pela Prefeitura e SAAE é de aproximadamente R$ 1 milhão.

Segundo Carlos Melo, o SAAE já realizou após o complemento da rede abastecimento do povoado Parque Santa Rita e agora está instalando a nova rede do povoado Batista. Em seguida, as equipes seguem para os seguintes locais: Timbó da Barragem, Timbó do Presídio, Gravatá, Alto do Bernardo, Caípe Novo, Lauro Rocha, Emília Maria, Cajueiro e Cascalheiras, Aldeia de Cima e Alto do Cristo.

Ao todo, 13 locais contarão com complementação ou instalação completa da rede de abastecimento

No povoado Batista, cerca de 60 famílias passarão a ter água na torneira de casa em breve. Morador há nove anos do local, o aposentado Antônio Silva conta que já passou por diversas dificuldades por conta da falta de abastecimento, mas que agora está na expectativa pela chegada da água em sua residência.

“Antigamente precisava sair com o balde nas costas, com dificuldade para enxergar, para buscar água para beber, cozinhar e tomar banho. Depois passei a pagar R$ 30 reais em dois tonéis de água. Após alguns anos passamos a ter o carro-pipa toda a semana abastecer nossas casas, e agora, graças a Deus e a Prefeitura, já temos poço pronto e a rede está sendo instalada. Agora nosso sofrimento vai acabar de vez”, declarou o aposentado.

Antônio Silva, aposentado e morador do povoado Batista

No Parque Santa Rita, as instalações da rede de abastecimento e de novo poço foi realizada para garantir água 24h para a comunidade, já que a antiga não era suficiente para atender a demanda. A previsão é que todo o serviço seja concluído já na próxima semana.

Quem relata a alegria pelo benefício que está chegando para sua família e para outras 400 que residem no povoado é o aposentado Jonas Andrade.  “Ter água o dia inteiro em casa é algo que já esperávamos há algum tempo e agora finalmente está chegando pra gente. Já chegamos a ficar muitos dias sem água, mas com esse poço novo não passaremos mais por essa situação. A comunidade toda está muito feliz”, apontou o aposentado que reside no Parque Santa Rita há 12 anos.

Jonas Andrade, aposentado e morador do Parque Santa Rita

10 comunidades receberão poços tubulares que irão garantir água de qualidade à população

Fotos: Heitor Xavier