Mais 28 professores aprovados no concurso público tomam posse em São Cristóvão

21/11/2022 - 16:35 Atualizado há 3 dias



A manhã desta segunda-feira (21) foi de muita alegria para a educação de São Cristóvão. Isso porque, mais 28 professores aprovados no último concurso público, realizado em 2019, tomaram posse, completando o quadro com 280 profissionais convocados até o momento. 

 

A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e contou com a presença dos novos empossados e familiares, servidores municipais, do secretário municipal de governo e gestão, Edson Fontes, além do vice-prefeito e deputado estadual eleito, Paulo Júnior, e dos vereadores, Edson Pereira, Rafael do Sucatão, Edvaldinho do Cabeleireiro e Ítalo Macário.

 

 

 

 

Após as assinaturas do termo de posse, a secretária da educação, Deise Barroso, deu boas vindas aos novos convocados e definiu cada posse como uma sensação diferente, mas em que todos os presentes possuem a mesma vontade de fazer uma educação de qualidade na Cidade Mãe. 

 

“O nome Cidade Educadora foi dado pelo trabalho e pela nossa responsabilidade, porque as nossas crianças merecem uma educação de qualidade, que se tornem cidadãos críticos e que façam parte de uma trajetória de sucesso. Nós saímos de uma cidade conhecida por merenda escolar roubada, de corte de salário dos professores para uma cidade que saiu do 49º para 4º lugar no IDEB, e nós contamos com vocês para chegar ao 1º lugar”, enfatizou a secretária. 

 

Deise Barroso, secretária da educação

 

Em seu discurso, o Prefeito Marcos Santana reafirmou o compromisso da gestão desde 2017 em reconstruir a educação de São Cristóvão, seja através de um concurso público realizado após 19 anos sem nenhum no município, no reajuste salarial conforme o piso definido pelo Governo, por programas como ‘Meu Primeiro Lanchinho’ e ‘Rota do Conhecimento’, além de outras ações. 

 

"É importante que vocês professores sejam parte do processo de transformação da sociedade e que não soltem a mão das nossas crianças. Eu preciso da ajuda de vocês para continuar transformando a cidade de São Cristóvão porque os nossos meninos e meninas merecem e precisam. A Cidade Mãe de Sergipe os abraça com muito carinho”, finalizou.

 

Prefeito Marcos Santana

 

Depoimentos dos convocados

 

Representando os empossados presentes, a pedagoga Franciele Santos Faria considerou a ação como um momento especial e de muito orgulho, representando o início de um novo ciclo e a realização de um sonho. “Gostaria de ressaltar o orgulho de fazer parte de uma gestão a qual a educação é tratada como prioridade absoluta e afirmo o meu compromisso com a rede do município. Devemos ter em mente que o nosso dever enquanto educadores é desenvolver estratégias para que os nossos alunos aprendam e avancem cada vez mais”, declarou.   

 

Franciele Santos, pedagoga

 

Rebeca da Silva Santos é de Aracaju, faz parte dos 28 novos convocados do último concurso, e comentou que está muito feliz por essa nova meta alcançada. “Eu já tive algumas amigas que foram convocadas e que estão atuando no município, mas agora chegou o meu momento, então é algo de muita alegria. Também quero parabenizar como a Prefeitura se preocupa com a educação, sobretudo quando se refere a educação de crianças que é o básico, só tenho gratidão”, disse. 

 

Rebeca Santos, pedagoga

 

Josefa Angelina veio do interior da Bahia, já atuou em antigos processos seletivos no município e finalmente foi efetivada com essa convocação. “Eu espero contribuir com toda eficiência para dar continuidade a esse trabalho que vem progredindo e evoluindo para o crescimento de uma educação de qualidade. Uma educação libertadora como diz Paulo Freire”, finalizou.

 

Josefa Angelina, pedagoga

 

Fotos: Dani Santos