Lei Aldir Blanc: oficina de dança Círculo de Flor proporciona momento de cultura terapêutica no Iphan

18/05/2022 - 14:35 Atualizado há 1 dia



A dança é uma forma de expressão criativa que além de proporcionar diversão, também pode ser usada como ferramenta terapêutica. Como forma de ampliar o acesso a esse tipo de cultura, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), realizou na tarde de ontem (17), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Oficina de Dança - Círculo de Flor, ministrada pela artista contemporânea Ramanda Kairos.

 

A ação é referente ao último edital da Lei Aldir Blanc e faz parte do projeto Ofício da Arte, que busca garantir a formação e o aperfeiçoamento de atividades nas áreas culturais e artísticas dentro do município. Durante o momento, foram realizadas dança-terapia junto a exercícios voltados à consciência corporal a partir de músicas relaxantes e positivas.

 

 

 

A facilitadora Ramanda Kairos explica que a dança é uma das linguagens mais antigas da história da humanidade e que a mulher faz parte disso a partir do sagrado feminino, que representa a energia interior do ser com o universo. “Eu venho trazer nessa oficina a dança sagrada como forma de liberdade e de cura através da dança e do ventre”, comentou. 

 

Ramanda Kairos, artista contemporânea

 

Uma das participantes, a terapeuta holística Ana Carla Barreiros, considerou a ação como pertinente e necessária para as mulheres sancristovenses e elogia o acesso gratuito em atividades culturais dentro do município. “Toda forma de trabalho artístico são recursos para a autocura que é o meu trabalho, então quando eu vi essa proposta eu me interessei por isso. Momentos como esse nos fortalecem no campo pessoal e acabam se expandindo como fortalecimento para a nossa profissão e na nossa vida”, concluiu. 

 

Ana Carla Barreiros, terapeuta holística

 

A Oficina de Dança - Círculo de Flor continua nesta tarde, das 14h às 17h, no prédio do IPHAN, Praça São Francisco. 

 

 

Fotos: Heitor Xavier