Jeancarlos Santana, aluno da Escola Gina Franco, recebe prêmio da OAB Sergipe

27/11/2020 - 15:32 Atualizado há 3 dias



Nesta sexta-feira, 27, aconteceu a entrega dos prêmios aos vencedores do V Concurso Cultural de Desenhos, Pinturas e Poesias promovido pela OAB Sergipe. Com a temática “Direitos de crianças, adolescentes e jovens em tempos de Pandemia”, a iniciativa, organizada Comissão da Infância Adolescência e Juventude, contemplou estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Sergipe. E representando São Cristóvão, o aluno da Escola Municipal Gina Franco, Jeancarlos Santana dos Santos, recebeu a premiação pela segunda colocação na categoria Desenho/Pintura, onde trabalhou a temática gênero e violência.

Jeancarlos Santana dos Santos

 

Segundo Jeancarlos Santana dos Santos, a ideia de fazer o desenho de uma mulher agredida surgiu das informações passadas diariamente na TV e nas redes sociais. “Coloquei no desenho a frase: ‘Nossa! As negras estão no topo sim. Até no feminicídio nós negras estamos no topo, infelizmente!’, como se fosse a mulher falando. A inspiração veio dos jornais e do dia a dia infelizmente. Bateu na mente e escolhi esse tema. Poderia ter escolhido uma mulher branca, mas fiz uma negra porque o maior número de mulheres agredidas são negras”, contou.

O jovem também pontuou que esse tipo de concurso serve de gatilho para outros jovens artistas. “Eu desenho há 11 anos e a inspiração para desenhar vem de mim mesmo. Via na internet os tutoriais de como fazer e assim eu fui aprendendo. Com certeza vencer esse concurso vai despertar meu interesse em participar de novos eventos e concursos. Eu deveria ter participado antes, mas acho bacana esse tipo de concurso.”, disse Jeancarlos.

Michelle Pereira

 

Para a professora de artes de Jeancarlos, Michelle Pereira, a ideia era ele participar justamente pela qualidade dos desenhos. “Fiquei sabendo deste concurso de última hora e chamei o Jeancarlos porque já sabia que ele desenhava muito bem. Procurei o contato dele e avisei que essa era a oportunidade dele participar, e mesmo em dois dias, ele trabalhando e desenhando nos intervalos, conseguiu concluir o desenho. Ele se esforçou e deu certo. A frase, criada por ele também achei interessante, e genial”, enfatizou a professora.

Incentivo à arte

O concurso foi divido em três categorias: crianças de 06 a 10 anos; crianças e adolescentes de 11 a 14 anos e adolescentes de 15 até 18 anos incompletos. Os participantes puderam escolher, no ato da inscrição, entre duas categorias: desenho ou pintura; e poesia. Estiveram presentes na mesa avaliadora os artistas Fábio Luiz dos Santos Sampaio, Valéria Cristina Bonini e Gladston Barroso, que observaram os métodos de feitura e significação das obras visuais e escritas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, esteve na abertura da entrega dos prêmios e na ocasião enalteceu o papel dos jovens artistas. “Estão todos de parabéns, tanto os ganhadores quanto os demais participantes. Quero parabenizar também os membros da Comissão da Infância Adolescência e Juventude da OAB/S, como também professores e diretores que incentivaram a participação das crianças e adolescentes”, finalizou.

Inácio Krauss

 

Fotos: Dani Santos